AUTORIDADE DO INSPECTOR & CUIDADOS A TER DURANTE A INSPECÇÃO=
Autoridade do inspetor
Ao designar um inspetor, a Administração confere-lhe um elevado grau de autonomia e autoridade para que este possa, no mínimo, exigir que sejam realizadas inspeções e vistorias e a correção de eventuais anomalias detetadas.
Quando um inspetor designado verificar que as condições de um navio ou dos seus equipamentos não correspondem de maneira significativa aos detalhes constantes do certificado respetivo ou, suspeitar que o navio não tenha condições de largar para viagem em condições de segurança, o inspetor deverá exigir que sejam tomadas, medidas corretivas imediatas e, proceder à comunicação deste facto à Administração.
Se as medidas corretivas não forem tomadas, o certificado pertinente deve ser cancelado e a Administração deverá ser informada imediatamente. Caso o navio se encontre num porto de uma outra Parte, as autoridades competentes do Estado do Porto deverão igualmente ser informadas de imediato.
Cuidados a ter durante inspeção
O inspetor deve ter sempre cuidado na entrada a bordo e tempo de inspeção. O entrada a bordo nos navios de passageiros já é distinguido dos demais pelas normas de segurança e higiene envolvidos e existente na grande maioria de empresas de navegação de navios de passageiros.
O inspetor não deve descurar a sua aparência e os seus documentos de identificação pessoais e funcionais porque, certamente, serão exigidos na entrada a bordo, tal como estabelecido no Código ISPS.
Amanhã vamos falar da Vistorias em navios de passageiros & Vistoria inicial.
Dúvidas e Omissões no off, e Estamos abertos para parcerias de conteúdos da Insdústria Naval, bem como para consultória.
=Vasco Bíblia- Engº Mecânico Naval=