Autorresponsabilidade. Como colocar em prática?

Autorresponsabilidade. Como colocar em prática?

Autorresponsabilidade é a capacidade de atribuir unicamente para si a responsabilidade sobre aquilo que acontece em sua vida, seja isso positivo ou negativo.

Uma forte tendência nos hábitos humanos está em atribuir a culpa ao outro. É fato que é muito difícil assumir a responsabilidade sobre tudo o que acontece conosco. Mas, falando de forma bem direta, foi você que levou a sua vida ao ponto em que ela está hoje.

Graças à autorresponsabilidade, sabemos que nossas decisões só dependem de nós mesmos. Onde você está (que são os resultados que você tem obtido) versus onde você quer chegar (que são os resultados almejados) só dependem única e exclusivamente de você!

Eu vejo a autorresponsabilidade muito relacionada às decisões. As decisões acontecem de duas formas: Ou você decide, ou os outros decidirão por você. Neste último caso, a tendência é atribuirmos a culpa a fatores externos, que fogem do nosso controle. Enquanto que, assumindo suas decisões, você concentra sua energia para resolver as situações de uma melhor forma, fazendo com que elas estejam alinhadas à sua felicidade e conquistas.

Mas Mikarla, o que eu posso fazer para ser autorresponsável? Aqui neste artigo, deixarei algumas dicas:

1 – Acredite.

Você cria as suas próprias experiências. Foi o que comentei acima sobre as decisões. Você não pode controlar as outras pessoas e por muitas vezes, nem o ambiente ao qual está inserido, mas você pode escolher como reagir a eles.

2 – Responsabilize-se.

Isso mesmo! Responsabilize-se pelos sentimentos e pensamentos que você cria. Eles estão te acompanhando porque você os pôs aí. É impossível obter resultados positivos se os seus pensamentos são negativos. Seja otimista!

3 – As suas ações definem o que acontecem na sua vida.

Este controle pertence somente a você! O que você faz hoje será resultado do seu sucesso ou fracasso de amanhã. Quais decisões você tem tomado em sua vida? Elas estão te trazendo resultados satisfatórios ou mantendo você na média? Aprenda a fazer as perguntas certas. Tenha atitude para assumir os desafios que precisa para alcançar os resultados que você almeja.

4- Não se culpe!

Sabe aquele ditado: “Meia volta volver”? Se preciso for, de uma girada e mude a perspectiva. O erro deve servir de aprendizado. Não gaste energia pensando no que poderia ter sido feito. Viver no passado pode gerar sentimentos como angústia, e isso só atrasará sua caminhada rumo ao futuro.

Se você acredita que tudo de ruim que acontece com você é culpa dos outros, como então é possível mudar, sendo que você tem controle apenas sobre as suas ações? Pense e reflita. Adquira novos hábitos e empodere-se de sua vida! O controle está com você!

Eu me chamo Mikarla Freitas e sou Especialista em Empoderamento Profissional e Resultados para Empresas. Atuo como Palestrante e Mentora Profissional/Empresarial.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mikarla Freitas

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos