AUTORRESPONSABILIDADE, VOCÊ COMO AUTOR DE SUAS PRÓPRIAS DECISÕES

AUTORRESPONSABILIDADE, VOCÊ COMO AUTOR DE SUAS PRÓPRIAS DECISÕES

Tenha em mente que você não é vítima das pessoas, o que acontece em sua vida não são meras coincidências, nem fatalidades do destino. Foi você que a conduziu até aqui, os seus resultados são frutos diretos de suas escolhas, sendo eles positivos ou não.

Você é a única pessoa responsável pela vida que tem levado!

Autorresponsabilidade é quando você compreende que é o único responsável pelo curso de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. É quando você se dá conta de que os acontecimentos da sua vida não são consequências do acaso, que você não é refém de outras pessoas ou de circunstâncias .

Você quem cria o contexto no qual encontra -se inserido, e para mudar os caminhos que não lhe parecem ideal depende da sua decisão fazer diferente... 

Essa mudança exigirá de você muita garra, terá que ser persistente e perseverante, mantendo visão e comportamentos de sucesso independente das interferências externas. Esse conceito proporciona grande liberdade para desenvolver suas potencialidades sabendo que a capacidade de realização está em suas mãos.

Autorresponsabilidade traz consigo alguns conceitos que devemos nos apropriar diariamente:

  • não criticar;
  • não reclamar;
  • não culpar;
  • não justificar erros;
  • não se fazer de vítima;
  • não julgar.

Não perca tempo e energia criticando os outros, mesmo que seu objetivo seja ajudar. Se você é daquelas pessoas que adora fazer uma ‘’crítica construtiva’’ pare com isso já! As críticas não têm caráter de ajuda, mas sim de expor a imperfeição ou o defeito de alguém. Não estamos aptos para censurar nenhuma pessoa, pois todos têm defeitos e erros que precisam ser corrigidos. Quando pensar em fazer uma crítica, faça melhor, dê uma sugestão ou ideia focando na solução, com o objetivo de aumentar a autoestima do ouvinte, ou então, se não puder ajudar, simplesmente se cale. 

Pessoas de sucesso não gastam tempo com reclamações e focando nos problemas. Portanto, PARE DE RECLAMAR ! Demande seu tempo em criar SOLUÇÕES. Quando focamos mais nas possibilidades e nos recursos para solucionar dificuldades, os problemas se tornam irrelevantes. Diante de um erro você deve confrontar a situação com a verdade, expondo seu ponto de vista nos aspectos que precisam ser melhorados.

Não fique buscando culpados.

A culpa tira nossa responsabilidade sobre os nossos atos, e se torna um obstáculo no processo de mudança. Afinal, se a culpa é do outro, então, porque eu preciso mudar? Assim você estará revivendo o mesmo ciclo de dor e insatisfação, por não reconhecer seus erros.

Se coloque em uma posição de eterno aprendiz.

Não fique justificando seus erros, aprenda com eles e faça diferente da próxima vez. O erro é fundamental para o desenvolvimento do ser humano, não havendo erro não existe aprendizado, sem aprendizado não existe mudança. Então pare agora de justificar seus erros, reconheça-os e trace estratégias diferentes.

Não se faça de vítima.

Ninguém adquiriu atenção e afeto por muito tempo com esse tipo de atitude. Viva como um vencedor! Comente sempre sobre suas vitórias e conquistas, Fale sobre suas superações do dia a dia, mostre como você é forte e que não se trava diante de suas limitações.

Não julgue as outras pessoas, analise seus próprios comportamentos.

Quando alguém erra na maioria das vezes levamos isso para o lado pessoal e deixamos que essa atitude influencie nosso sentimentos . Naturalmente teremos uma reação negativa, julgando, reclamando e nos ofendemos. Essa é uma péssima maneira de se posicionar , os julgamentos gera afastamentos em vez de aproximações, cria barreiras em vez de criar pontes. No lugar de apontar as falhas, fale dos comportamentos e resultados esperados, lembre-se de que quanto mais certo você estiver dos erros cometidos pelo o outro mais distante estará de saber seus próprios defeitos.

A partir de hoje assuma autorresponsabilidade em todos os aspectos da sua vida, sabendo que você é agente de mudança. Seja o protagonista da sua história e não fique a mercê de intervenções externas para fazer diferente. Crie as suas próprias oportunidades e viva com verdadeira autonomia.

Acredite no seu potencial de realização e siga conquistando um novo horizonte a cada dia.

Você já praticava a autorresponsabilidade? Fale um pouco para mim nos comentários.


Referências Bibliográficas:

VIEIRA, PAULO, O poder da ação: faça sua vida ideal sair do papel Editora Gente, Lançamento, 1 de junho de 2015

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos