Avaliação do Ciclo de Vida como ferramenta de gestão ambiental

Avaliação do Ciclo de Vida como ferramenta de gestão ambiental

A consciência ambiental tem se mostrado cada vez mais um papel importante na conservação do nosso ecossistema como uma busca do equilíbrio entre homem, indústria e meio ambiente. Hoje se compreende que a atitude de cuidar do sistema não vem só de pessoa física, mas que as empresas tem uma responsabilidade significativa nessa postura ambiental, são necessárias ações coletivas, isso inclui a adoção de práticas de produção e consumo sustentáveis. Além disso, nesse cenário, as empresas começam a constatar que qualidade ambiental se torna uma grande preocupação para seus consumidores. E é nesse contexto que a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) se torna uma ferramenta eficaz de gestão ambiental.

A Avaliação do Ciclo de Vida – ACV (Life Cycle Assessment - LCA) consiste em avaliar os impactos ambientais relacionados a um produto, processo ou serviço, desde a extração e processamento de matérias-primas até a sua disposição final, quantificando os fluxos de energia e de materiais no ciclo de vida em análise. Segundo a Norma ISO 14040, o estudo da ACV é dividido em quatro etapas: definição do objetivo e escopo, análise do inventário, avaliação de impacto e interpretação dos dados e resultados. Com essas etapas é possível obter uma visão geral do processo.

Então, para calcular a quantidade de emissões e resíduos gerados no ciclo de vida de um produto é necessário um grande número de informações e para auxiliar os cálculos dos impactos gerados existem softwares que apresentam modelos para a ACV, entre eles: SimaPro, GaBi, Umberto, OpenLCA.

A ACV tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta devido a sua abordagem tanto na identificação de possíveis melhorias do desempenho ambiental de um produto quanto a comparação entre produtos que tenham a mesma função, porém ainda demostra certas limitações, principalmente pela complexidade de sua metodologia, critérios adotados.  

Mas e agora, em que posso aplicar a Avaliação do Ciclo de Vida?

Podemos usar a ACV desde um processo de secagem de acerola, contabilizando desde a colheita da fruta, toda a energia do processo e chegando no produto final, ou até mesmo, comparar o impacto ambiental entre o uso de copo descartável e copo retornável dentro de um escritório.

 O objetivo é otimizar como são utilizados os recursos e minimizar os impactos ambientais.

Ana Beatriz Farias

Especialista em projetos @ Hypera Pharma | Gente e Gestão | Engenheira Química | Projetos Estratégicos

3 a

Parabéns!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos