Avanço nos índices de qualidade de vida
Kampus Production

Avanço nos índices de qualidade de vida

Para que o desenvolvimento seja mais equitativo, é essencial políticas públicas que incentivem a permanência da população nas pequenas cidades


Os municípios do Paraná apresentaram avanços significativos nos índices de qualidade de vida, conforme evidenciado pela mais recente edição do Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM), tema de reportagem publicada nesta edição da FOLHA. O aumento geral da qualidade de vida no Estado, que alcançou a melhor marca desde 2010, é uma boa notícia. O desafio agora é que as melhorias alcancem todas as regiões do Paraná, incluindo aquelas mais distantes dos centros urbanos.

O aumento no número de municípios classificados com alto desempenho — especialmente nas áreas de educação e renda — é um reflexo do bom desempenho das políticas públicas de infraestrutura e do crescimento de investimentos privados. Alguns municípios, principalmente os pequenos, porém, continuam enfrentando desafios para manter a população e garantir qualidade de vida. Municípios com maior receita conseguem investir mais na melhoria das condições de vida da sua população, enquanto cidades com menor arrecadação enfrentam dificuldades para atrair investimentos e melhorar a infraestrutura básica.

Para que o desenvolvimento seja mais equitativo, é essencial políticas públicas que incentivem a permanência da população nas pequenas cidades. O abandono dos pequenos municípios e o fluxo migratório para as grandes cidades, em busca de melhores condições de trabalho e serviços, é um dos maiores desafios a ser enfrentado. A descentralização de investimentos, a oferta de melhores condições de emprego e a melhoria da infraestrutura básica são algumas das ações necessárias para evitar o esvaziamento desses locais.

As políticas de planejamento urbano e regional devem focar em criar alternativas de renda, como o fomento ao turismo, à agricultura familiar e à agroindústria, atividades que têm grande potencial em várias regiões do Estado. Investimentos em educação e qualificação profissional também são essenciais para garantir que a população tenha acesso a empregos qualificados, que muitas vezes estão restritos às grandes cidades.

O cenário é positivo. Com políticas eficazes para se levar o desenvolvimento para o interior do estado, o Paraná tem a chance de se consolidar como um dos estados mais competitivos pelas próximas décadas.

Obrigado por ler a FOLHA!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos