Aviação - Um Sistema Complexo - Projetos de Aeronaves

Aviação - Um Sistema Complexo - Projetos de Aeronaves

Você já parou para pensar no quão complexo é uma operação aérea, seja ela de passageiros, carga, mista, desporto, aero médica ou qualquer outra modalidade?

Pois é, a aviação é um dos mais complexos sistemas existentes. Vamos passar por algumas áreas neste post.

O Projeto de um avião:

Muita gente já me perguntou: “João, qual o melhor avião do mundo?”. Minha resposta é sempre a mesma: Nenhum e todos. Por que isso? Simples, cada avião foi projetado para uma demanda específica, para alguma função específica, seja ela lazer, transporte de passageiros, carga... e aí entram outros fatores, velocidade, consumo, condições de infraestrutura de um aeroporto, dimensões, custo operacional / km / passageiro ou por kg de carga... enfim, vários aspectos que pra quem é da área, já é normal pensar que seja assim. Mas pra quem conhece a aviação apenas como curioso ou usuário, as coisas não são tão obvias assim.

Então, cabe aos fabricantes e seus engenheiros, aprimorarem cada vez mais os seus projetos de acordo com a demanda de cada cliente. Quem aqui já viajou em um ATR (Seja qualquer um entre os 42 e 72)? Você chegou a observar como é feito o embarque nestas aeronaves? É pela porta traseira, e a própria porta serve de escada para acessar o interior da aeronave. Mas por que? Por que não a porta igual dos outros aviões? Bom, os ATRs, são aeronaves que geralmente operam em aeroportos com baixa (ou quase nenhuma) infraestrutura. Este formato da porta, permite que o embarque e desembarque de passageiros seja realizado utilizando apenas recursos da própria aeronave, sem a necessidade de outro apoio de solo. Outro ponto, é o fato da localização dos porões de carga. Um na dianteira da aeronave (entre cabine de comando e cabine de passageiros) e outro na parte traseira. Este tipo de bagageiro, também facilita o carregamento e descarregamento da aeronave, sem a necessidade de equipamentos específicos. O Fato dele ser um turboélice de asa alta, também não é por acaso, os ATRs foram projetados para voos de curta e média distância e para operar em pistas com pouca infraestrutura e relativamente curtas. Tudo isso tem um preço, a aeronave ganha em desempenho em pistas menores e no baixo consumo de combustível, mas perde no alcance e velocidade de cruzeiro.

Enfim, Cada avião foi projetado para um fim. Raras são as exceções de aviões que são projetados para um fim e utilizados em outro.

A Segurança Operacional está presente tanto no projeto, como utilização de uma aeronave. Afinal, ninguém quer criar um avião que não seja seguro para aquela finalidade.

O projeto do avião, é apenas o início de um sistema extremamente complexo e no próximo texto deste tema, falaremos sobre infraestrutura aeroportuária (tema este que sou especialmente apaixonado).

Felipe Eufrasio

Operações | Planejamento | Estratégia | Negócios | Empreendedorismo | Melhoria | Estruturação |

4 a

Top João!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de João Luiz Freitas Ferreira

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos