AYCH Creative Jam levou Criatividade e Inovação à Fábrica de Santo Thyrso

AYCH Creative Jam levou Criatividade e Inovação à Fábrica de Santo Thyrso

por Tiago Alves

Iniciativa contou com a participação de mais de 50 jovens

O desafio lançado pela Câmara Municipal de Santo Tirso consistia em reinventar a cidade, através da formatação de novas ideias de projetos. Foram mais de 50 os jovens que aceitaram o repto e que durante dois dias levaram à Fábrica de Santo Thyrso muita criatividade, originalidade e inovação. O evento, enquadrado no projeto europeu Atlantic Youth Creative Hubs (AYCH), atraiu jovens de toda a região, que terão agora oportunidade de desenvolver e incubar os seus projetos.

O AYCH Creative Jam teve como tema “Santo Tirso Inclusivo, Sustentável e na Moda”. Os participantes foram convidados a criar novas dinâmicas ou espaços que interagissem com a cidade de Santo Tirso, vocacionados para a sustentabilidade e inclusão social.

A sessão de abertura do evento contou com a presença do Vice-Presidente da autarquia, Alberto Costa, que destacou “a importância da promoção do empreendedorismo para o Município de Santo Tirso”, e o contributo que o projeto AYCH representa no “desenvolvimento de uma área essencial como as indústrias culturais e criativas”.

Após a sessão de abertura, os participantes foram convidados a conhecer a cidade de Santo Tirso. Os jovens visitaram locais e pontos icónicos do centro histórico, contactaram com a população e os comerciantes, procurando identificar possíveis carências ou necessidades. Seguiu-se a formação dos grupos de trabalho, a identificação do tema a trabalhar e a elaboração da ideia de projeto.

A tarde foi reservada ao desenvolvimento das hard e soft skills dos jovens criativos. Os workshops dinamizados cobriram um vaste leque de áreas, desde fotografia, ao design de moda e competências de economia digital. Conteúdos como a modelação de negócios, pitching e marketing e comunicação, fundamentais na formação para o empreendedorismo, mereceram também forte adesão dos participantes.

O segundo dia foi dedicado ao desenvolvimento dos projetos, incluindo a prototipagem, e encerrou com a apresentação pública dos projetos, em formato elevator pitch. Os jovens tiveram assim oportunidade de dar a conhecer e defender a sua ideia de negócio perante o júri do Creative Jam, restantes participantes e público geral.

O projeto AYCH, aprovado pelo INTERREG Espaço Atlântico, conta com 13 parceiros, oriundos de Portugal, Espanha, França e Reino Unido. Vocacionado para a promoção do empreendedorismo e emprego jovem, o programa oferece aos participantes múltiplas iniciativas para desenvolveram as suas competências. O programa de incubação inicia-se em março, e apoiará jovens criativos, até aos 30 anos, a desenvolverem e incubarem as suas ideias de negócio e projetos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos