Bóra Planejar?
Falaaa meu amigo(a)!
Está quebrando a cabeça com o planejamento também?
Por aqui, iniciamos o planejamento para o primeiro semestre de 2021.
Eu sei que você quer mudar de vida, obter resultados, arrumar um emprego novo, iniciar um projeto, perder peso e por aí vai. Neste ponto somos todos iguais.
Mas sem planejamento não rola, é tipo papo de carioca quando encontra um amigo “vamos marcar? Vamos” hahahahahaha e nada acontece.
E no restante da vida é a mesma coisa. Então, bora planejar a mudança, continuidade ou o próximo passo?
Para começar é preciso definir seu/seus objetivo(s), faça uma lista daquilo que você quer. Os objetivos podem ser abstratos ou genéricos (há quem discorde), como por exemplo (ser fitness, ser rico, ser influente etc.).
Conseguiu definir seu(s) objetivo(s)? Ótimo, vamos entender melhor quais são as condições que você tem, qual é o seu contexto atual, qual a disponibilidade de recursos você tem (financeiros, humanos, tecnológicos e tempo).
Em geral, há limitação destes recursos, o que nos faz definir, em ordem de prioridade, nossos objetivos.
Se você já entende qual é a sua situação atual, aonde quer chegar, e quais os objetivos devem ser alcançados primeiro, chegou a hora de definir as metas.
As metas possuem características especiais. Aposto que você já deve ter ouvido por aí que: “as metas devem ser SMART”.
Se não ouviu, relaxa! Vou falar mais sobre ela.
SMART vem do inglês (Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Timely).
Neste caso, a meta precisa ser específica. Nada de abstratividade aqui, se seu objetivo abstrato é ser rico, quanto de dinheiro você precisa ganhar? Se você quer ser forte, quantos quilos você quer suspender no supino, quantos quilos você quer suportar no Leg Press. Isso é ser específico, defina exatamente com todas as letras o que você quer.
A meta precisa ser mensurável, o que faz sentido quando falamos de meta específica, não podemos chegar ao final do processo e não ter informação se a meta foi batida ou não. A meta precisa ser monitorada, indicando evolução, estagnação ou movimento retrogrado. Assim, ações corretivas podem ser tomadas durante o processo.
Atingível, nada de metas absurdas, que você não vai conseguir cumprir (vou perder 15 kg em uma semana) “aham, é só virar presunto”. As metas precisam ser compatíveis com sua capacidade de execução, metas absurdas só vão trazer impactos negativos.
Realistic, não traduza está palavra de forma literal, pelo amor de Deus!!!
O sentido dela, neste contexto é “ser relevante”. O que significa? Esta meta que você acabou de definir, caso alcançada, irá colaborar para chegar ao seu objetivo? Deve existir uma correlação direta entre objetivo e meta. Não adianta estudar português para uma prova de química.
As metas precisam de prazos, sejam prazos para o início da execução, prazos para monitoramento das metas, possíveis ações corretivas, e prazo limite para atingir a meta e iniciar um novo planejamento.
Já definiu suas metas? Deixa aí nos comentários.
Tudo aquilo que a gente escreve tende a acontecer! #planejamento #smart #projetos #meioambiente #indicadores #monitoramento #2021 #objetivos #metas.