A "Baixa" Inflação Brasileira

Tivemos em nov/18 uma deflação de 0,21%. Isto é, em média, os preços sofreram queda na variação de um mês para o outro, algo que não acontecia no referido mês desde 1994. No acumulado de 12 meses, chegamos a 4,05%, voltando a estar abaixo da meta (4,5%) estabelecida pelo Banco Central, conforme podemos observar abaixo.

O IPCA é composto e ponderado por diversos produtos. Acima, é possível ver as duas outras grandes famílias que compõem o IPCA: Preços Livres e Preços Monitorados, também conhecidos como Preços Administrados. O que seriam os Preços Monitorados? Basicamente, são os preços pouco sensíveis às condições de oferta e demanda da economia e sujeitos a reajustes de acordo com a inflação passada, ou estabelecidos por contratos. Podemos citar como exemplo: energia elétrica residencial, gás de botijão, gasolina, óleo diesel, plano de saúde, etc.

A deflação para o mês de nov/18 pode ser explicada pela queda dos Preços Monitorados (-1%) de alguns produtos que compõem a família dos Monitorados, como por exemplo a energia elétrica: -4,04% e a gasolina -3,07%. Ao passo que, no que diz respeito aos Preços Livres, tivemos uma subida nos preços de 0,07%, a mais baixa considerando a série desde 2004.

Ao analisar o componente da série temporal do IPCA - Preços Livres, podemos observar que a sazonalidade indica movimentações de aumento do índice de preços somente a partir do segundo semestre. É de se esperar que a inflação no começo do próximo ano se mantenha em níveis positivos elevando-se bem aos poucos, muito por conta da entressafra de alguns produtos agrícolas que impactam no preço dos alimentos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Gustavo De Lima Escudeiro

  • Data Science e Covid19 - Analisando dados individualizados do Município do Rio

    Data Science e Covid19 - Analisando dados individualizados do Município do Rio

    O município do Rio de Janeiro passou a fornecer dados individualizados dos casos de Covid19. A partir dele, podemos ter…

    4 comentários
  • Data Science e WhatsApp

    Data Science e WhatsApp

    Fala pessoal! Tudo bem? Bom, antes de iniciar o post cujo título já resume bem, vou contextualizar a motivação da…

    2 comentários
  • Data Science e Mercado Imobiliário

    Data Science e Mercado Imobiliário

    Olá pessoal! Neste post, pretendo fazer uma análise de dados do mercado imobiliário da cidade de São Paulo. Por meio do…

    11 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos