BANCO CENTRAL QUER RESPONSABILIZAR BANCOS PELA FRAUDE E USO DE CONTAS LARANJA DO PIX
Roberto Campos Neto, o atual presidente do Banco Central, afirmou que abrirá um processo de responsabilidade para a autoridade monetária, caso haja fraudes envolvendo o Pix.
Essa medida foi tomada pois, o número de ladrões que roubam os celulares das vítimas para acessar os aplicativos bancários, a fim de realizar o Pix e fazer a transferência indevida de todo o dinheiro de uma conta para outra, têm aumentado gradativamente.
Segundo Campos Neto, "Quando alguma fraude é cometida por Pix, é preciso ter uma conta receptora. Se eu chego para você e peço para fazer um Pix para mim, de duas, uma: ou vai ter um Pix na minha conta, com todos os meus dados lá, e vai ser fácil me prender; ou eu estou recebendo por uma conta laranja, intermediária".
Com essa fala, o presidente do Banco Central espera que os demais bancos sejam precavidos, o máximo possível, para que eles não tenham a capacidade de hospedar contar laranjas ou intermediárias. Caso aconteça, o processo de responsabilizar as agências caso haja fraude de Pix, será realizado.
Desde a abertura e o lançamento do Pix, o número de roubos começou a ganhar forças, principalmente na capital paulista – SP.