Barreiras da Profissão
Ser o "quietinho" ou o precoce ambicioso?
É claro que isso se tornou algo comum em todas as organizações, alias, no seculo que vivemos ficou ainda mais óbvio saber diferenciar estes dois perfis.
Todos os dias, em praticamente todos os momentos, somos desafiados a vencer os medos e obstáculos da profissão. Talvez, tratar com pessoas sempre será um dilema, que dentre os grandes lideres e pensadores, se tornou algo que pode abalar sua carreira. Este dilema e como as pessoas o enfrentam é assustador. Num breve relato, são "n" os detalhes que interferem no crescimento profissional e corporativo, entre eles: Péssima cultura; arrogância ou super-ego; má auto-avaliação; incapacidade de motivação; má gestão; atrasos demasiados e etc.
Sem dúvidas, o acumulo gradual de infrações e violações fazem dum bom profissional ou de uma ótima organização, ruínas em instantes. Saber diferenciar e lidar com o certo e o errado e principalmente ter ação, é fundamental para o crescimento de qualquer ser, seja ele PF ou PJ. É claro que saber diferenciar o colaborador certo, é com certeza a chave para o sucesso de qualquer empresa, porém, não dar a chance de explosão criativa a qualquer um, é certamente burrice, startups são criadas o tempo todo, todos os dias.
Nem todo profissional com entusiasmo e criatividade tem o dom de ser líder, mas estas já são os primórdios para se tornar. O fato de lidar com pessoas e problemas, é realmente o que diferencia as pessoas dentro de uma organização, e o interesse em crescer e mudar com certeza o impulsiona para o crescimento.
Ser aquele funcionário "bonzinho" que ocupa o mesmo cargo a anos já deixou de ser algo relativo num bom currículo, as empresas tendem a querer o profissional com força de vontade e criatividade á somar na organização, é o que eu chamo de funcionário-chave, e com certeza se a empresa souber moldá-lo de maneira correta, simplesmente ele pode ser a motivação de vários outros colaboradores assim como mentor destes, consequentemente a empresa terá um avanço significativo internamente.