A base da economia está no trabalho cotidiano de cada um de nós
Tanto produzimos diariamente, cada um de nós em diferentes ramos de atuação...tanto influenciamos as pessoas com nosso exemplo de proatividade e mesmo com nosso compromisso de manter em dia as contas pessoais e familiares que precisamos valorizar nosso empenho assim como o dos demais trabalhadores que, juntos formamos a verdadeira base da economia do pais.
Enquanto a crise econômica é sustentada pela crise política, aqui continuamos trabalhando. Ninguém parou para ficar reclamando, sejam empregados ou empresas que fazem circular o dinheiro, mantém empregos e movimentam a economia.
Os reflexos podem mesmo ser catastróficos a partir dos noticiários e do impacto de uma economia globalizada, alta de juros, oscilações nas bolsas de valores e as projeções da inflação. O medo pode paralisar e embora os índices de desemprego, fechamento de indústrias e diminuição da produção sejam, muitas vezes estatísticas reais, passado o susto, começamos a perceber quantas pessoas, empreendedores e empresários se reinventam dando o exemplo de que é possível reveter a situação.
Quero chamar atenção aqui para as boas práticas, para o ânimo que nos inspira, para o admirável comportamento de quem acredita em melhoria contínua para não se deixar abater.
Quantas iniciativas positivas acontecem longe dos holofotes ! Quantas pessoas não sabem disto e se deixam entregar ao medo, ao pessimismo e ao desalento. Entregam-se às frases feitas, aquelas mais parecidas com a falta de assunto que gera comentários sem sentido.
Ao mesmo tempo quantos são os cidadãos que nada disso ouvem, que não dão ouvidos à maledicência, ao mau humor e enfrentam um dia de cada vez, com a esperança de que tudo pode melhorar, com a certeza de que estão fazendo o melhor para suas famílias.
Conhecer as pessoas e seu trabalho nos faz ter orgulho humano, acreditar que não somos iguais no comportamento ruim, mas muito parecidos nos valores que alimentam nossos projetos, legado de quem não desistiu e resolveu deixar para as gerações futuras modelos de conduta que representam o verdadeiro sucesso, a alegria de ser honesto, coerente e trabalhar pelo desenvolvimento humano.