Baseline, TCO, Índice de Mercado e Desconto
BASELINE: Ao calcular as reduções associadas às compras à vista ou à aquisição de bens ou serviços sem informação histórica comparável sobre as despesas, a organização de aquisições ou o prestador de serviços pode calcular uma linha de base de despesas calculando a média de três propostas/quotas de fornecedores. Algumas organizações consideram a proposta mais baixa como base de referência, mas isto tende a distorcer o custo global como artificialmente baixo. A redução é então calculada como a diferença entre o preço final negociado e a linha de base das despesas. Uma vez que a maioria das organizações tem uma parte do número de compras à vista e deve obter o ganho financeiro dessa antecipação em relação ao prazo de pagamento médio ou da meta estipulada, uma política de cálculo de reduções à escala da empresa utilizando este método é fundamental para que uma organização de aquisições e/ou um prestador de serviços possam cumprir os objetivos de redução de custos.
Total Cost of Ownership (TCO): Quando um bem ou serviço adquirido tem um preço inicial mais elevado mas um custo total de propriedade mais baixo, incluindo manutenção, custos de processo, serviços de valor acrescentado, redução da mão-de-obra, diminuição da procura e/ou do consumo, logística, sucata e outros factores, o benefício líquido global é normalmente considerado uma redução de custos.
Índice de Mercado: Quando os preços de mercado de bens e serviços estão disponíveis e com tendencia a aumentar, a redução de custos baseia-se na diferença entre o preço final negociado para um bem ou serviço e as taxas de mercado prevalecentes para esse bem ou serviço, em média, durante os 12 meses anteriores. Se ocorrer qualquer redução no índice de preços de mercado, a diminuição reconhecida devido a este preço de mercado mais baixo é considerada uma forma de evitar custos.
Descontos: Quando um comprador recebe um desconto de um fornecedor com base em determinadas condições, tais como um compromisso de volume adicional, esses descontos só podem ser contabilizados como uma redução se o desconto for negociado pelo fornecedor do serviço e não fizer já parte do contrato e o preço negociado líquido do desconto for inferior ao custo de base. Se existir um desconto verdadeiramente documentado, o impacto e a determinação de uma redução de custos deve incluir a diferença entre o desconto real e o desconto recentemente negociado, de forma positiva ou negativa, conforme o caso.
Lembre se voce deve calcular sempre o SAVING menos o PENALTIES ( aumento de custos ) e o resultado sera o SAVING REAL alem do calculo do TCO e Cost Avoidance mas este ultimo fica para um próximo artigo.
fonte - Procurement Garage - ISG
Executivo da Cadeia de Suprimentos
4 aOla Leonardo Alexander Cerqueira, muito bom seus posts explicando sobre nomenclatura relacionada ao procurement. Será que poderia explicar também se cost reduction (redução de custos) e Savings são indicadores distintos ou trata-se do mesmo indicador com nomenclatura distinta?