Basta ter uma ideia que viro empreendedor?
Ideias, projetos, sacadas, insights, cada vez mais as pessoas acreditam que este lampejo é o suficiente para iniciar um negócio e ganhar dinheiro além de ter realização profissional. As redes sociais nos lotam de imagens de sucesso, muitas vezes, maquiando a realidade. Horas de dedicação, baixo faturamento, furo nas finanças pessoais, alto endividamento, etc... E com estas poucas informações, pessoas lançam-se sem planejamento, avaliação correta da realidade e principalmente de si mesmas.
"Mas estamos falando de negócio, não de mim mesma! "
Então, esta autoanálise é tão importante quanto a análise do negócio. Ao passo que olhamos para nossas forças, fragilidades, anseios e o que estamos dispostos a abrir mão, ônus e bônus da nova empreitada, conseguiremos administrar melhor os desafios por vir.
Ferramentas e dicas para empreender, a internet está lotada. Fórmulas mágicas, receitas de sucesso e palpites, existe um universo. E estes modelos servem para todos?
Vamos pensar:
Se você adora riscos, uma vida agitada e lidar com pessoas, sem paciência com detalhes, planilhas e controles. Tem muita energia e não curte rotina.
Ou...
Se você é mais conservador, gosta de planejar antes de ousar, é inventivo e desenvolve sistemas. Tem pique, mas não externaliza o que sente ou pensa com facilidade.
Temos dois tipos de perfis aí, e com certeza a mesma formula não funcionará para ambos, nem o mesmo tipo de negócio.
Então, investigar sobre si mesmo é um dos passos fundamentais de ter sucesso como empreendedor!