Benefícios de um ERP suportado por MRP diário
A análise de métodos e processos e engenharia de sistemas com objetivo de extrair o máximo de produtividade com o mínimo de capital envolvido, visando a atender à melhor performance de entregas à baixos custos é o sonho de todas as corporações...
Cálculos diários de necessidades de compras e produção, baseados em:
- cadastro de materiais;
- listas de componentes multi- nivel (BOMs, bill of materials, receita, ficha técnica...)
- vendas realizadas, vendas previstas (S&OP, demand planning);
- estoque em mãos, estoque "virtual" em compras, disponibilidade de materiais para produção ou vendas;
- materiais em processo (work in progress);
- estoque de segurança;
- eventuais perdas (RNCs não conformidades)
- devoluções... etc
tem-se mostrado os grandes vilóes responsáveis pela "correria" do dia-a-dia.
Tudo isso levando-se em conta as datas das necessidades, coisa que normalmente não se encontra nos sistemas "ERP" simplificados, os lead times (intervalos para cada etapa do processo: aquisição, recebimento, inspeção, armazenagem, picking, movimentação interna, setup, espera, fila, etc.) além dos tempos operacionais relacionados diretamente ao custo dos produtos (setup, labor e teardown).
Conhecer todas as informações desses processos além de poder manter KPIs onde as "coisas" podem dar mau resultado fazem parte do dia-a-dia, mas tudo isso tem, para mim, uma meta principal.
Se teus cálculos de consumo planejado nas listas de materias e de tempos de produção nas ordens de fabricação estiverem corretos é preciso ENTREGAR de forma eficiente esses números, bem próximo à razão de 100% entre previsto e realizado, quando apurar custos realizados por ordem.
Portanto chegaríamos, através do uso da metodologia MRP, que por "default" é "just-in-time" e leva em conta toda essa "calculeira" aos melhores resultados financeiros:
OBJETIVO: Aumentar a performance de entregas com o mínimo de capital envolvido.