BIG DATA
O Big Data é um conjunto de dados gerados pelo rastreio de informações do usuário no ambiente digital. A partir dele, é possível conseguir insights importantes para o melhor desempenho do negócio e na tomada de decisões.
O Big Data é uma ferramenta estratégica utilizada para a coleta, organização, análise e interpretação de um grande volume de dados úteis para a geração de insights valiosos que auxiliam os gestores empresariais
Big data refere-se ao grande volume de dados armazenados pela empresa, que produzem em tempo tangível e são usados para coordenação de informações, coletas, cruzamentos de dados, pesquisas e análises para tomadas de decisões. Zikopoulos; et al. (2012) diz que o Big data se caracteriza por quatro aspectos: veracidade, diversidade, rapidez e volume.
A veracidade condiz ao quão confiáveis e verdadeiros são os respectivos dados e informações. A diversidade refere-se à variabilidade de formatos que os dados são localizados. Já a rapidez reproduz a velocidade com que as informações são criadas e dispostas na internet.
O volume refere-se à porção de dados e informações que a indústria recebe durante um certo tempo. O Big data tem como objetivo para a Indústria 4.0 compilar todos os dados considerados necessários e processá-los com o intuito de transformá-los em competências, com a intenção de usar estas informações para as tomadas de decisões inteligentes sendo eficientes e eficazes para agrupar na indústria da futuridade.