Biodigestão – Gerando Energia a partir do Lixo
Recentemente foi divulgada a notícia de que o Brasil começará a produzir energia a partir do lixo e esgoto. Isso se dará pelo processo de biodigestão em escala industrial. O município de São José dos Pinhais, no Paraná, será o primeiro no país a ter uma usina de biogás, que transformará lodo de esgoto e resíduos orgânicos em energia elétrica.
A companhia de energia CS Bioenergia já possui a Licença de Operação do Instituto Ambiental do Paraná para operar. Segundo a empresa, a usina terá capacidade para produzir 2,8 megawatts de eletricidade, abastecendo 2.000 casas. Com isso, estima-se que o estado deixe de descartar, diariamente, 1.000 metros cúbicos de lodo das estações de tratamento de esgoto e 300 toneladas de resíduo orgânico em aterros.
Tal notícia mostra uma crescente no uso do biodigestor para o reaproveitamento dos resíduos orgânicos. Contribui para a redução da emissão de gás metano na atmosfera e para o controle da problemática do lixo e da proliferação de vetores de doença. Além de apresentar um ganho energético e econômico. Desta forma, mostra-se como uma nova fonte de energia sustentável para a matriz energética do país.