Birras, afinal também existem nos adultos…
"Uma birra é uma resposta emocional intensa a algo que nos frustrou ou que pensamos que nos vai frustrar".
(Bruder, 2014)
Pensamos que o universo das birras é exclusivo dos bebés e crianças, contudo, isso não é bem verdade, pois não? Quantos de nós, já adultos, já sem grande paciência, aturámos birras descomunais por parte de outros adultos?
Grande parte de nós acha que essas explosões emocionais iriam acabar no jardim de infância, ou quanto muito nos primeiros anos da escola primária, no entanto alguns de nós acham que nunca é tarde para uma "birrita"…
Às vezes, os adultos têm birras simplesmente para defender o seu ponto de vista face a outros. A birra começa porque os adultos sentem-se incompreendidos e injustiçados, porque o seu ponto de vista é o mais correto mas ninguém lhe dá ouvidos e optam por outro. Assim, de forma a fazer valer o seu ponto de vista começa uma "escalada emocional" em regra desajustada e desproporcionada. Afinal parece que não há grandes diferenças numa birra numa criança e num adulto. Na criança a birra é por um brinquedo, nos adultos pelo emprego, pela casa, pelo carro, pela incapacidade de aceitação da perda, etc…. Por exemplo, a criança que quer a boneca, vai fazer tudo para ter a boneca, através de qualquer meio necessário, em regra, uma birra. No entanto, se um adulto quer alguma coisa, ele vai investir o seu tempo e esforço para obter o que pretende. Normalmente uma birra ocorre se, após todo esse trabalho duro e sacrifício, não obtiver o resultado desejado.
No entanto as birras ou "amuos" também podem surgir para evitar lidar ou falar com pessoas, porque não gostamos de algo ou alguém, para não "darmos o braço a torcer" sobre algo ou até mesmo evitar determinados assuntos, que nos expõem e nos colocam situações emocionais complexas, potencialmente stressantes e para as quais não temos recursos para lidar
Mas como lidar com uma birra de um adulto? Quando a criança faz birra é fundamental mostrar firmeza e não descer ao “jogo psicológico”, com os adultos deve proceder-se exatamente da mesma forma...mostrar firmeza, não ceder e levá-lo a ganhar consciência de quão ridículo e desadequado é o seu comportamento.
As birras em adulto são uma das grandes causas de conflitos familiares e laborais pelo que lanço o desafio de refletir sobre o nosso comportamento. Será que fazemos birras? Com que intensidade?
Fica o desafio para a reflexão…
Vera de Melo