Black Friday: O que esperar (e cuidados a tomar) em 2024?

Black Friday: O que esperar (e cuidados a tomar) em 2024?

A Black Friday, que em 2024 acontece no dia 29 de novembro, é um dos eventos de compras mais esperados do calendário e, a cada ano, os valores e quantidades de

produtos negociados se tornam maiores, com ofertas mais e mais agressivas por parte dos lojistas.

São descontos aparentemente tentadores em diversos sites, tornando essa data uma ótima oportunidade para garantir itens desejados a um preço mais acessível.

E a despeito dos números fracos de 2023, que marcaram queda de 15% no faturamento em relação à 2022, para este ano o mercado retoma o otimismo com a expectativa de faturar na casa dos 9 bilhões de reais, segundo dados da InfoMoney. Na mesma linha, cerca de 85% dos consumidores indicaram intenção de compra na Black Friday, como revelou pesquisa do Mercado Livre que envolveu 27 mil pessoas.

No entanto, para aproveitar ao máximo as ofertas e evitar dores de cabeça, você precisa estar atento a algumas coisas. Por exemplo, o comparador de preços Buscapé já sinalizou que os preços de alguns produtos têm aumentado nas últimas semanas. Isso pode configurar uma prática comum de alguns sites, para criar a ilusão de preços menores no dia – ou dias – da promoção, assim como o meme “tudo pela metade do dobro”.

Dessa forma, é superimportante que você busque comparações de preços, inclusive acompanhando a variação dos valores dos produtos que deseja adquirir no grande dia.

Além disso, lembre-se que, por mais que grande parte das lojas online já tenha iniciado suas promoções de Black Friday, a tendência é que somente no dia “do evento” os preços cheguem em seus patamares mais baixos. Por isso, tenha paciência para realizar suas pesquisas e tomar sua decisão de compra com calma. E não se preocupe se não conseguir comprar tudo que quiser. A maioria dos lojistas estende o preço promocional para alguns dias além da data.

E fique atento também, claro, com a questão dos temidos golpes. A boa notícia é que a quantidade de fraudes de 2022 para 2023 diminuiu em torno de 37%. A má notícia é que isso está longe de garantir que a tendência de diminuição se repetirá em 2024. Por isso, lembre-se de sempre pesquisar a reputação das lojas antes de efetuar qualquer

transação. Nessa hora, sites como o Reclame Aqui são grandes aliados.

Grandes descontos, sobretudo os milagrosos, também merecem atenção redobrada. Desconfie de promoções muito agressivas ou que configurem preços distantes da realidade, a máxima “o barato pode sair caro” nunca foi tão verdadeira.

Preste atenção também às URLS (aquele texto que é o “endereço” do site na barra de busca). Muitos golpistas fazem cópias de páginas de sites conhecidos com ofertas

fraudulentas. Por isso, não clique em links de fontes que você não conheça e, caso o faça, pesquise na web sobre aquela loja para comparar a URL original com a do link que você possui.

Na hora da compra, dê preferência pelo cartão virtual de uso único, aquele que o seu banco gera para utilização em compras online. Por mais que o Pix e o boleto sejam um pouco mais seguros no que tange o sigilo dos seus dados, a opção de crédito permite

uma maior chance de cancelar uma compra caso você desconfie de golpe ou até depois que ele tiver acontecido.

E uma dica valiosa: o CDC, famoso Código de Defesa do Consumidor, garante o Direito de Arrependimento a qualquer compra online, o que lhe dá 7 dias para devolver um produto que tenha adquirido fora de estabelecimento comercial sem qualquer justificativa, desde que ele esteja em perfeito estado e que não seja perecível ou de consumo imediato.

Em resumo, a Black Friday 2024 pode ser uma ótima oportunidade de economizar, em um ano em que ambos, lojistas e consumidores, têm altas expectativas de consumo

saudável a preços mais atrativos. Mas como sempre, ter atenção aos detalhes e se prevenir pode livrar você de problemas e prejuízos futuros. Então, bora aproveitar os descontos com cautela!

Por Osvaldo Bezzon - Diretor da Unidade de Marketing Digital - GO First na BP One Group

Giulia Giuntini

Jornalista | Redatora | Marketing de Conteúdo | Analista de Planejamento | Planejamento Estratégico

2 sem

Conteúdo show! Muito bom! 😍

Ana Carvalho

Supervisora de Social Media | Estratégias | Marketing Digital | Copywriting | Estudante de Jornalismo

3 sem

Visão! 👏

Beatriz Borghini

Produtor de Conteúdo Audiovisual | Social Media | Jornalista | Roteirista | Rádio e TV

3 sem

Top! Show de bola

João Paulo Bezzon

Procurement Manager | Desenvolvimento de mercado | Supply Chain | B2B Sales | S&OP

3 sem

Excelente!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Conferir tópicos