Blockchain e Bitcoin - Um existe sem o outro?

Blockchain e Bitcoin - Um existe sem o outro?

Esse é o primeiro de muitos artigos que passarei a escrever sobre o Blockchain e as Criptomoedas. Fazem aproximadamente 3 anos que tive acesso a essa tecnologia e desde então tenho me dedicado e estudado bastante o tema. É algo que todos , absolutamente todos, devem buscar entender, pelo impacto direto ou indireto que essa inovação passará a influenciar nos negócios e no nosso dia a dia. Serão artigos pequenos e que irão procurar dar simplicidade a um assunto tão complexo, já que o objetivo é levar informação e educação principalmente em dúvidas que são muito recorrentes. Nesse texto em particular não me deterei nas características técnicas de um e de outro , pois o intuito é apenas sinalizar a interdependência que os mesmos têm.

É habitual para aqueles que estão começando a estudar esse novo mundo, confundir e não saber o papel do Bitcoin e do Blockchain. O Blockchain é uma plataforma tecnológica extremamente nova e que nasceu no mesmo momento do Bitcoin, assim como o nascimento de um bebê onde um corpo não deve nascer sem o cérebro e vice versa, cada qual com sua função e assim podemos entender também o Bitcoin e o Blockchain.

O Bitcoin é uma moeda digital, um algoritimo, é um registro digital cuja finalidade é ser uma nova forma de dinheiro totalmente eletrônica e que também têm sido vislumbrado como reserva de valor similarmente ao ouro. Para transitar nesse mundo virtual, o Bitcoin e as demais Criptomoedas (Altcoins), necessitam de uma plataforma e assim se movimentam sobre o Blockchain. Sendo assim, o Blockchain é uma plataforma onde esta nova moeda deu início , transita e é armazenada. Dentro dessa linha de raciocínio é fácil perceber que um não existe sem o outro.

No meu processo de aprendizado, vislumbrei uma forma que talvez facilite a compreensão, vamos fazer uma analogia onde temos um campo de futebol, nele há 22 jogadores e 1 bola, a bola é o Bitcoin, os jogadores são os usuários que se integram ao sistema no caso o campo de futebol e passam a tocar a bola uns para os outros onde representativamente cada passagem de bola é como se fosse uma transação entre esses dois jogadores (usuários) no momento de uma transação de compra ou venda de Bitcoin (a Bola) e por fim o campo representaria a plataforma Blockhain que dá sustentação aos usuários (jogadores) e a Bola (Bitcoin) permitindo-os circular de forma livre e totalmente segura.

Talvez de uma forma mais simples ainda , podemos pensar em um sistema (software) convencional de uma empresa qualquer, pois todas as empresas hoje dispõem de algum sistema, dentro desse sistema se armazena e se troca muitos dados sejam quais sejam, isso posto, é possível estabelecer a relação de que o sistema seria o Blockchain e os dados o Bitcoin.

O Blockchain têm sido utilizado para transitar outros ativos também e não só o Bitcoin. Lembrando que para tanto são utilizadas outras plataformas Blockchain ainda que via de regra preservando os mesmos princípios e conceitos básicos desta. 

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos