Blockchain na Indústria 4.0 e na Advocacia 4.0 (Parte 2 de 2)

Especificamente no caso da prática jurídica, essa nova era trouxe além da aceleração de resultados e redução de custos, também uma mudança completa na celeridade do fluxo de trabalho. É o que chamamos de Advocacia Digital ou Advocacia 4.0.

Para podermos entender melhor como se deu essa evolução digital na advocacia, fizemos um resumo das três grandes fases que correspondem ao desenvolvimento histórico da advocacia no Brasil e no mundo:

Advocacia 1.0 (ou Advocacia Artesanal): advocacia antiga e sem ferramentas adequadas, lenta e minuciosa, com boa qualidade mas pouca e caríssima produção.

Advocacia 2.0 (ou Advocacia de Transição): modelo que adota ferramentas eletrônicas (como bancos de jurisprudência, Word, arquivos online e modelos de petição) para atender ao aumento da demanda da população de baixa renda, com criação e evolução dos juizados especiais.

Advocacia 3.0 (ou Advocacia Digital): escritórios com equipes de alta performance que adotam a fragmentação consciente do trabalho jurídico e a prospecção de clientes através do marketing jurídico digital de conteúdo rico e orgânico, baseados em plataformas digitais auto-gerenciáveis e sistemas de automação de atendimento aos clientes visando o Estado da Arte na experiência do cliente.

Advocacia 4.0 (ou Advocacia Pós-Digital): escritórios deverão ter uma gestão de 'robot manager' para administração de seus softwares para seu banco de informações de plataformas, processos, clientes, equipe do escritório e outros profissionais envolvidos.

As soluções efetivas têm estreita relação com aumento de produtividade e utilização inteligente dos recursos tecnológicos para geração de conhecimento. Os antigos "bancos de dados" transformado em “bancos de fatos" estímulo de ambientes dinâmicos e motivadores, a necessidade de ações criativas para engajar equipes e, acima de tudo, a criação de culturas empresariais colaborativas, que tornem o ambiente de trabalho um lugar prazeroso (independentemente da área de atuação), são indispensáveis para quem quer construir uma carreira de verdadeiro sucesso — seja em termos de alcance geográfico ou de crescimento das operações localmente —, oferecendo sempre um serviço de qualidade.

Baseado em artigo de Marcos Vinicius Carvalho Santos publicado em 21/05/2018 às 16:58 para Jusbrasil

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos