Blockchain será o fim dos Cartórios

Blockchain será o fim dos Cartórios

Em 2015 o Fórum Econômico Mundial realizou uma pesquisa com 800 executivos e experts do setor de tecnologia e telecomunicação perguntando sobre alguns marcos de diversas inovações como Blockchain (seria importante resgatar um pouco o conceito..em uma linha apenas), carros autônomos, IoT (internet das coisas), impressoras 3D e diversas outras tecnologias emergentes na época. Para contextualizar o cenário de 2015, o bitcoin, criptomoeda mais famosa do mercado valia, em 1 de janeiro daquele ano, $ 313,92 dólares, após quedas consecutivas desde seu pico de valorização máximo, até então, de $ 979,45 dólares em novembro de 2013. Este fato é importante pois os participantes da pesquisa não faziam ideia que em apenas 2 anos a criptomoeda sofreria uma valorização de 1000%, como demonstra a imagem abaixo.

Análise Coindesk - Fonte:  http://bit.ly/2v8QtLA

De fato os executivos e especialistas que estavam apostando na tecnologia que permite a criação de um livro-razão, incorruptível, o Blockchain e sua principal aplicação prática, o Bitcoin, não possuíam muito subsídio do mercado, o que valoriza ainda mais as previsões de que até 2027, 10% do PIB mundial estará armazenado em uma tecnologia de blockchain e que até 2023 impostos terão sido coletados por pelo menos uma entidade governamental no mundo utilizando esta tecnologia.

Muitos dos especialistas que anteciparam e antecipam movimentos do mercado como Don e Alex Tapscott, autores do livro Blockchain Revolution, apontam grandes mudanças em modelos de negócio que exigem intermediação, como os cartórios, que realizam atividades para garantir que as informações apresentadas por cada uma das partes, em uma negociação por exemplo, é verdadeira. Em breve ao adquirir um imóvel, automóvel ou uma laranja orgânica poderemos consultar um blockchain que possuirá todas as informações históricas, sem a necessidade de uma entidade intermediadora. Será possível, a partir de um smartphone, realizar a leitura de um código qr code que detalham todas as manutenções realizadas no imóvel, todas as vezes que o seguro de um automóvel foi acionado e até mesmo se a fazenda que vende orgânicos realizou recentemente a aquisição de agrotóxicos. Esta é uma simplificação de uma arquitetura complexa que será transparente para os seus usuários como o GPS, que para funcionar corretamente utiliza a teoria da relatividade de Einstein para a correta geolocalização. E comprovando a assertividade da pesquisa, este mês foi anunciado pelo governo Chinês que um blockchain será utilizado para coletar impostos e emitir faturas .

Fontes:

Pesquisa do Fórum Econômico Mundial "Deep Shift Technology Tipping Points and Societal Impact" - http://bit.ly/2v8vXum

China to Use Blockchain Technology in Tax Collection and Electronic Invoice Issuance - http://bit.ly/2v8z7yd


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Christian Geronasso

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos