Blockchain: Você está preparado para o novo?

Blockchain: Você está preparado para o novo?

Desde a implementação dos bancos de dados na década de 1960, pudemos vivenciar constantes e frequentes melhorias na tecnologia que permeia nossa vida diária. Olhando para trás verificamos que as mudanças significativas na tecnologia que temos experimentado promoveram as melhorias dramáticas de inovações como o computador pessoal e a internet.

Saímos do ponto de vista de TI, de uma arquitetura centralizada, totalmente dependentes dos main-frames, para uma descentralizada de múltiplos servidores, que hoje é base para aplicativos como Linkedin, Facebook, entre outros. Mas o que vem agora é a plataforma distribuída, um modelo de consenso distribuído, e com ela uma nova revolução na maneira com que a sociedade vai lidar com a tecnologia a favor dos negócios e do bem estar.

Nos dias de hoje nós andamos com supercomputadores nos bolsos - uma experiência móvel entregue através da interoperabilidade - que nos permitem acessar e usar informações de fontes em todo o mundo em tempo real. A tecnologia que vem despontando no horizonte é a Blockchain, e desde já com as lições que estão sendo aprendidas com o abraço da Blockchain pela indústria de serviços financeiros, está posicionada para ser a próxima inovação na área de saúde, com um impacto potencial que rivaliza com qualquer um de outros avanços tecnológicos. O ponto central é que a tecnologia Blockchain permite transações confiáveis entre participantes sem envolver um intermediário.  Usando criptografia, Blockchain é uma tecnologia que mantém um banco de dados distribuído (ou “digital ledger” ou livro razão), para gerar um registro de transações que todos conectados na rede podem ver. Os membros fundadores desta iniciativa incluem ABN AMRO, Accenture, ANZ Bank, Blockchain, BNY Mellon, Calastone, Cisco, CLS, CME Group, ConsenSys, Credits, The Depository Trust & Clearing Corporation (DTCC), Deutsche Börse Group, Digital Asset Holdings, Fujitsu Limited, Guardtime, Hitachi, IBM, Intel, IntellectEU, J.P. Morgan, NEC, NTT DATA, R3, Red Hat, State Street, SWIFT, Symbiont, VMware e Wells Fargo.

Vamos ver o que já acontece no mercado financeiro, o Bitcoin na plataforma Blockchain ao remover o intermediário permite que as duas partes interajam diretamente sem a sobrecarga de incluir autoridades centralizadas, como bancos por exemplo. Bitcoin é a primeira e mais bem estabelecida implementação Blockchain no mundo. Em uma cadeia de blocos, cada participante tem o contrato e os dados necessários para permitir que as transações aconteçam e sejam compartilhadas através da rede, isto é, os participantes são montados através de conexões entre pares utilizando tecnologias Blockchain para interagir com um conjunto de dados compartilhado.

A tecnologia Blockchain é distribuída o que consequentemente facilita como as transações são processadas com base na lógica no contrato e os dados armazenados no Blockchain. O Blockchain é independente de como as instituições e pessoas envolvidas se conectam, tornando-se um fórum neutro onde os participantes estão agindo de acordo com os parâmetros definidos por eles mesmos dentro do Blockchain sem necessidade de uma instituição externa reguladora.

O exemplo mais comum de onde Blockchain está sendo usado está na troca de recursos digitais entre usuários não confiáveis e anônimos. Atualmente empresas como o PayPal, estão desempenhando o papel de intermediário e permitindo aos usuários trocar bits por uma moeda fiduciária (ou seja, dólares, euros, etc.). Este processo de liquidação, sem uma plataforma como o Blockchain, geralmente não é um processo quase em tempo real principalmente se os usuários estiverem em países diferentes onde as trocas de moeda precisam ocorrer são mais complexidade e muito tempo será adicionado ao processo.

Usando o Blockchain então o acordo dos usuários é traduzido em um contrato inteligente que pode ser avaliado sem um intermediário, sem uma instituição reguladora. Substituir os intermediários com Blockchain aumenta a interoperabilidade e, portanto a transparência, reduzindo o tempo de transação, taxas e fraudes.

Com o Blockchain, os constituintes podem acessar ou criar novos contratos, criando um registro indelével. Esta transparência e flexibilidade permitem que a comunidade interaja para que contratos muito poderosos possam ser compartilhados e fornecem uma alternativa viável para uma infinidade de atividades onde os participantes nem sequer precisam se conhecer, mas pode confiar no resultado da transação Blockchain. No Blockchain, um histórico acompanha e envolve todas as  atividades de contrato, como um pagamento por exemplo. A ideia é que existe um mecanismo intrínseco que continua a alimentar e construir essa história.

Pelas características da plataforma o setor de serviços financeiros foi um dos primeiros a passar a utilizar o Blockchain, considerando o desafio que as transações financeiras levaram dias ou semanas para processar, agora utilizam minutos em seus processos porque os sistemas de  “back-end”  não são mais atualizados para operar em um mundo em tempo real.

Além do seu bolso, outra área sensível é a sua saúde. Blockchain permite a interoperabilidade em um novo nível para a área de saúde. Os registros eletrônicos de saúde passarão a se conectar diretamente no Blockchain, onde a informação não é apenas integrada no banco de dados de um determinado hospital.

O paciente passa a ter sempre disponível todas às informações sobre a sua história médica em tempo real. Um médico de um pronto atendimento poderia acessar uma história médica completa do paciente que chega nesta emergência, enquanto o radiologista poderia ser limitado a apenas os específicos que ele ou ela precisa para realizar a tarefa na mão. Para cada um, trata-se de acessar os dados corretos no momento certo e a tecnologia Blockchain pode permitir esse tipo de acesso específico à história médica de "necessidade de saber".

Estamos na era do consumidor, onde até os concorrentes devem passar a trabalhar em colaboração para esse consumidor. Blockchain é tudo sobre a remoção de barreiras, e que o foco permitirá aos consumidores como melhor gerir a sua saúde, suas finanças e seus contratos.  Pois muitos outros exemplos podemos verificar  como esta mudança vai afetar a todos nós no século XXI: seja na governança de documentos, seja no varejo, na prevenção de fraudes,  em ECM ou na assinatura digital.

A integração de Blockchain nos diversos sistemas ainda tem um longo caminho a percorrer antes que seu potencial possa ser plenamente realizado. A boa notícia é que as indústrias já começaram a abraçar o poder transformador desta tecnologia. Blockchain é mais um passo em frente na simplificação de um sistema para que possamos ajudar a inaugurar um novo nível de interações seguras sem intermediação.

A promessa de Blockchain é colocar o consumidor no centro, eliminando intermediários e perda de tempo, com total segurança. 

Francisco Cavalheiro

Engenheiro de Telecomunicações na Informática de Municípios Associados S/A (IMA)

7 a

Interessante aplicação para a saúde.

Tiago Sargiani

Security Manager | Agile Manager | Project Manager | IT Manager | Business Advisor | Finder Opportunity

7 a

Excelente artigo!

Dimitri Oliveira

Sales Executive - Financial Services

7 a

Como diz o ditado popular : é a bola da vez pois o plástico vai também acabar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos