BLOKCHAIN’s / CRIPTOMOEDAS E UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
Foto by Sanchez jmc

BLOKCHAIN’s / CRIPTOMOEDAS E UM ADMIRÁVEL MUNDO NOVO

A "VIDA DIGITAL" COMO JAMAIS SONHADA

No ano passado decidi olhar mais de perto as mudanças em curso no Sistema Financeiro (local, mas também global) pós Internet e seu impacto na vida das pessoas e dos negócios. Eu, que sou por natureza, um estudioso de mercado, comportamento de consumo e evolução dos negócios a partir da Internet, tinha uma certa aversão pelo mercado financeiro, talvez uma certa desilusão, do mercado que conheci um dia e que me fez passar lá, 20 anos de minha vida, o que não é pouco, mas foi bastante divertido na maior parte desse tempo.

Assim, resolvi olhar mais detidamente e não foi difícil, para um “olhar” treinado, notar os desdobramentos do que tem surgido nestas duas últimas décadas, nesse importante mercado que mexe com todos nós pois faz parte integrante de nossas vidas. Assim, resolvi, não apenas "sair da Arquibancada" como também "participar desse JOGO" que ficou bem interessante, depois da popularização e uso da Internet.

Essa decisão que demorou a acontecer me fez concluir que os principais estímulos que me conduziram para esse mercado, um dia, há muito tempo atrás, estavam de volta (de uma outra forma é claro), ou por outra, os motivos que me afastaram estavam prestes a desaparecer, como tive oportunidade de comentar nos artigos anteriores, quando fiz a minha leitura sobre o mercado de FINTECH’s/ Bancos Digitais e, claro, suas repercussões nos mercados em geral e nas nossas vidas. Estamos falando de um mercado absolutamente novo, como teremos oportunidade de ver nos próximos três artigos que formam esta nova trilogia.

Há quem diga, que as novas tecnologias deixaram as relações interpessoais mais “frias”... Não concordo necessariamente com essa avaliação. As tecnologias, não apenas exigem uma postura mais humana do atendimento (qualquer que seja ele, e tive uma experiencia gratificante nesse sentido quando inauguramos o "disque Real", um dos precursores no teleatendimento ), como trouxeram ferramentas que nos permitem conhecer/ entender / atender (expressão que cunhei no artigo anterior, quando falava de abordagens segmentadas como única forma possível de posicionamento no ambiente digital) mais e melhor os clientes atuais e futuros, lembrando do que falei da geração Z (100% digital que hoje contempla pessoas entre 18 e 25 anos).

Não por acaso, temas como "mineração" de dados, Big Data e Inteligência Artificial, são uma onda bem legal de ser surfada no momento. Essas tecnologias e os produtos derivados delas, vão nos ajudar a conhecer de forma continua, o comportamento de consumo de cada indivíduo e fazer inferências sobre grupos e setores da nossa economia, ajudando os negócios a tornar "a experiencia" do cliente o mais rica e interativa, "aquecendo as relações".

A MUDANÇA DE PARADIGMAS NO MERCADO FINANCEIRO

Não quis falar, na Trilogia de Artigos anteriores, propositalmente, sobre as CRIPTOMOEDAS, em BITCOIN, por exemplo, que se baseia na tecnologia BLOCKCHAIN (que é mais que uma tecnologia: um conceito) e sim, que vai muito além das moedas. Achei por bem fazer um breve “aquecimento” dos eventuais leitores da minha modesta contribuição para o entendimento das profundas mudanças que vamos experimentar, a partir dessa nova realidade (eu dizia que estávamos vendo a ponta do Iceberg). Mas uma vez feito o texto introdutório (na trilogia anterior), creio que podemos ir um pouco além, como sempre, sem rotular, estreitar ou limitar:

Quando falamos em BLOCKCHAIN (entenda um pouco mais) não estamos falando apenas de uma tecnologia ou software ou programação ou PLATAFORMA: estamos sim, falando de um novo conceito de mercado que representa uma mudança radical do paradigma do que até então norteava o sistema Financeiro Nacional e Mundial (alem de outros setores, como falaremos mais adiante). Esse conceito, desenvolvido a partir do posicionamento revolucionário (protocolos P2P (voce deve lembrar de como esse conceito nasceu com o Napster para compartilhar musica), códigos fonte e seus desdobramentos tecnológicos: bases de dados e interações e formas de registros (nesse caso, uma espécie de "livro Razão", que é chave pra esse modelo), rastreabilidade, “auditoria”, etc.), materializou-se com as BITCOIN há partir de 2008/2009 (entenda o que são as Bitcoin), que deu origem a um número crescente de criptomoedas.

Independentemente do que se possa falar das criptomoedas ou das Bitcoins que são um projeto bastante especifico delas (as novas moedas advindas do modelo/conceito Blockchain, não terão necessariamente a mesma estratégia de posicionamento) assim, o que realmente vale analisar e, apenas para citar o que representa a grande mudança de paradigma, podemos citar dois importantes fatores, que são:

1)     A DESCENTRALIZAÇÃO DAS BASES DE DADOS: utilizando protocolo P2P temos um modelo de armazenamento e compartilhamento absolutamente DESCENTRALIZADO/ DISTRIBUIDO, onde cada estação conectada contém as informações que são parte do “livro fiscal” que contém os registros do sistema, ou seja, exatamente o oposto ao que temos hoje no Sistema Financeiro Tradicional. Essa constituição torna o sistema bastante seguro, além de representar, uma redundância de dados INFINITA e absolutamente auditável pelos participantes. Dessa forma, também, cada Bloco que se integra a essa cadeia (rede) tem a capacidade de validar e transmitir seu conteúdo e se constituem em um “nó” do sistema, em termos de validação.

2)     A DESREGULAMENTAÇÃO DO SISTEMA: mais uma vez, sendo uma rede P2P infinita não carece de regulamentação / intermediação de um terceiro (Banco, corretora, cartório, etc.) o que torna o processo totalmente aberto e democrático mas também, mais rápido e barato. Isso deverá contribuir para o surgimento de grande número de produtos dispostos a disputar os 39% (mais de 2 bilhões de adultos) da população mundial excluída do sistema financeiro atual. Claro que isso interessa a Bancos (o Santander estima que o uso das Blockchain deve representar cerca de U$ 20 bilhões de economia em 2022) e Empresas o que vai ter desdobramentos interessantes nos próximos anos, inclusive com o surgimento e posicionamento dos Bancos Nativos Digitais e outros atores que podem funcionar de maneira similar (não necessariamente bancos, uma vez que a intermediação muda dramaticamente) para oferecer produtos baseados nas Blockchain's (*).

Mas a rigor, quando falamos de BLOCKCHAINS não falamos exclusivamente em CRIPTMOEDAS, como poderemos ver mais adiante. A dimensão deste tema pode ser dada pela matéria que publiquei ( Veja aqui) e que nos conta como uma "startup", a Block.One (destinada a construir uma Plataforma para aplicações em Blockchain's), sem apresentar um unico produto, conseguiu captar cerca de U$4,1 Bilhões no maior ICO (Initial Coin Offering) já registrado na história.: o que nos leva a crer que vem “chumbo grosso”.

O QUE VEM POR AÍ E COMO ISSO IMPACTA SUA VIDA

Para não tornar o presente artigo “árido” demais, como sempre são os Artigos que falam deste tema, vou interromper por aqui e darei sequência em dois novos Artigos.

O PRÓXIMO, indo um pouco mais a fundo numa visão técnica do tema BLOCKCHAIN o que certamente abrangerá temas como sua implicação no VAREJO mundial ou na INDUSTRIA 4.0, outro tema que tem chamado a atenção do mundo civilizado.

O importante é que, no ADMIRÁVEL MUNDO NOVO que surge de uma visão mais abrangente do que estou chamando de VIDA DIGITAL, muitos PARADIGMAS estão sendo mudados e isso terá um impacto significativo sobre a forma de fazer negócios e, principalmente, sobre o comportamento do SER HUMANO ao redor do planeta, sob a influência dessas e de outras inovações.

E FINALIZANDO: num terceiro Artigo, vou falar um pouco mais sobre como os temas abordados nos três primeiros ARTIGOS, (AS FINTECH's E OS BANCOS DIGITAIS; BANCOS DIGITAIS: A VOLTA AOS TEMPOS ROMÂNTICOS e FINTECH'S / BANCOS DIGITAIS: O IMPÉRIO CONTRA ATACA (?)), aliados ao tema BLOCKCHAIN, representam uma profunda revisão do Modelo Financeiro do Planeta e impactam EMPRESAS e PESSOAS de agora em diante, o que requer uma profunda reflexão e, mais do que isso, uma revisão Urgente e Estratégica de como vamos conduzir nossos negócios e a nós mesmos, nesse ambiente PROFUNDAMENTE MODIFICADO e que continuará impactado por novos "arranjos" daqui para a frente.

Leiam o próximo Artigos que fecham a TRILOGIA:

BLOCKCHAIN & TECNOLGIAS RELACIONADAS: COMO ISSO IMPACTA AS NOSSAS VIDAS

BLOCKCHAINS, INTELIGENCIA HUMANA, UTOPIA E REDENÇÃO

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de JMC SANCHEZ

  • O empobrecimento linguístico na era das IAs

    O empobrecimento linguístico na era das IAs

    Diagnóstico e implicações para a cognição humana No meu último artigo HERMETISMO, PSICOLOGIA ANALÍTICA E A ERA DIGITAL,…

    15 comentários
  • HERMETISMO, PSICOLOGIA ANALÍTICA E A ERA DIGITAL

    HERMETISMO, PSICOLOGIA ANALÍTICA E A ERA DIGITAL

    O QUE FAZER PARA SOBREVIVER? Uma viagem ao passado para criar o futuro Na encruzilhada entre o avanço tecnológico…

    3 comentários
  • Arquitetura, design e fotografia fine art

    Arquitetura, design e fotografia fine art

    A Tríade do bem-estar & saúde mental Na sociedade contemporânea, onde passamos cada vez mais tempo em ambientes…

    4 comentários
  • As dimensões da realidade

    As dimensões da realidade

    Sistema neural, pensamentos e o reino Onírico (sonhos) Uma perspectiva Quântica Não faz muito tempo publiquei um ensaio…

  • Autoconhecimento, individuação e o poder da visualização

    Autoconhecimento, individuação e o poder da visualização

    Um caminho para o sucesso pessoal Os desafios de viver o que eu defino como ERA DIGITAL, representa uma reflexão diária…

    1 comentário
  • Despertando o seu potencial para ser Feliz

    Despertando o seu potencial para ser Feliz

    ..

    3 comentários
  • A Mente Quântica

    A Mente Quântica

    Uma nova fronteira na compreensão da consciência humana Minha ideia não é “explodir” suas cabeças, mas confesso que…

    5 comentários
  • A Revolução da inteligência artificial

    A Revolução da inteligência artificial

    Desafios e Oportunidades para um futuro próspero Este ensaio é um desafio em sí. É longo e trata de um tema que muitos…

    4 comentários
  • Os Visionários Incompreendidos

    Os Visionários Incompreendidos

    ..

  • O PARADOXO DA ABUNDÂNCIA - SUMÁRIO

    O PARADOXO DA ABUNDÂNCIA - SUMÁRIO

    Do caos informacional à redenção pela IA O Problema: Afogados em Conhecimento Vivemos na era da informação, onde o…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos