BOAS ATITUDES X SCRUM
Me aprofundando no entendimento do Scrum comecei a realizar conexões entre os princípios do #Scrum da #Scrumstudy, algumas atitudes das pessoas e porque ele tem feito tanto sucesso na gestão ágil mundo afora.
Ele parte da premissa que o #timescrum terá as características (que serão percebidas e lapidadas ao longo do projeto) para respeitar o framework e atingir os objetivos estabelecidos.
Meu ponto de vista é que estes princípios refletem, em boa medida, a resposta das pessoas a algo que nunca vai parar de acontecer: Mudanças.
Existem várias ferramentas de gestão, mas sem a adequada resposta das pessoas às mudanças, as ferramentas são mal utilizadas e o projeto não atinge o objetivo.
Vamos aos princípios:
Controle empírico de processos → Decisões são tomadas com base na observação e experimentação e não no planejamento antecipado detalhado. Se baseiam na:
Transparência (Na gestão visual, todo mundo vê a mesma informação)
Inspeção (tudo o que é realizado e aprovado é visto por todos no Scrumboard)
Adaptação (Riscos, melhorias e impedimentos são constantemente endereçados pela equipe).
Aqui o framework estimula a confiança mútua através da centralização visual da informação e eventos constantes para ajustes de rota.
Auto organização → Os funcionários são auto-motivados e aceitam maiores responsabilidades. Eles agregam muito mais valor quando auto-organizados. Valoriza a “Liderança Servidora”, que enfatiza a obtenção de resultados, concentrando-se nas necessidades do #timescrum. Comprometimento, auto-motivação e ambiente inovador são as palavras-chave. Iniciativa (agir por conta própria, em função da equipe) é o comportamento sugerido.
Colaboração → Ocorre quando uma equipe trabalha em conjunto para aproveitar as informações uns dos outros e produzir algo maior. Conscientização, articulação e apropriação. Você participa do trabalho do outro assim como o outro participa do seu trabalho. O trabalho não é sua propriedade. Acredito no “desapego” aqui. O time ganha junto. Não tem artilheiro nem herói. Deixa o ego de lado. Humildade em ser ajudado e ajudar
Priorização baseada em valor → Entrega do máximo de valor no menor período de tempo possível. Priorize. Determine a ordem e a separação entre o que tem que ser feito agora e o que pode ser feito mais tarde ou depois. Objetivo é sempre entregar o produto ou serviço mais valioso ao cliente, de forma precoce e contínua. Atenção ao que é importante para o cliente pois o time está ali para entregar.
Time boxing → As restrições mais importantes. Para lidar com a restrição de tempo, o Scrum apresenta 'Time-boxing', que propõe a fixação de uma quantidade de tempo para cada processo e atividade. Isso garante que as pessoas não trabalhem demais ou de menos bem como não gastem seu tempo e energia num trabalho para o qual têm pouca clareza. Respeito ao seu tempo, ao tempo dos outros e às regras do jogo.
Desenvolvimento iterativo → Em alguns projetos, o cliente pode não ser capaz de definir requisitos muito concretos ou não ter certeza do que o produto final pode ser. O modelo iterativo é mais flexível para garantir que qualquer alteração solicitada possa ser incluída, respeitando sempre os eventos de tempo definido (ou time boxed). Assimilar (absorver e incorporar) as mudanças pois elas vão acontecer o tempo todo. Coração aberto!
Uma das funções do #scrummaster como líder servidor é estimular a interação contínua entre a equipe pois um dos impedimentos significativos (se não o maior deles) é a comunicação.
Aí o #scrummaster estimula as atitudes / comportamentos assertivos (iniciativa, confiança, colaboração etc) através das ferramentas, pois, como ouvi outro dia, o Trello não faz nada sozinho!
Talent Acquisition Squad Leader | Consultor de Carreira e LinkedIn | Analista de Negócios
4 aExcelente Leonardo Torres Parabéns pelo ótimo conteúdo. Grato pela citação.
Chief Digital Officer @Verity ⭑ Digital Strategy & Experience Trainer ⭑ Leadership Author ⭑ Health Lifestyle Champion
4 aMt bom, camarada!!!
Sensacional! Um ótimo sobrevoo nos itens mais importantes por trás do SCRUM!