Boas práticas e princípios da governança corporativa de sucesso
A governança corporativa é de extrema importância, tanto para a imagem da empresa e tomadas de decisões, quanto nas ações de resolução dos conflitos de interesse que envolve toda a cadeia de Stakeholders, um composto de leis, regulamentos, regras, práticas, processos e costumes bem definidos ajudam no controle desses conflitos de interesses. Mas não é o bastante para que a organização tenha a credibilidade necessária diante dos seus parceiros.
Para se ter uma organização forte e comprometida é necessário olhar para dentro, e internalizar em sua cultura o cumprimento dos princípios da governança corporativa, tais como a transparência, equidade, responsabilidade corporativa e prestação de contas.
Ser transparente é permitir que todas as informações relevantes aos parceiros estejam disponíveis, indo além das obrigatórias por lei, dando assim aos Stakeholders mais confiança nas decisões tomadas pela organização, bem como devem presta contas de suas movimentações econômicas e financeiras.
Responsabilizar-se corporativamente sobre as ações tomadas para preservação e valorização da imagem da organização diante das questões ambientais, comerciais, operações e tratamento aos colaboradores, tornar a relações entre a organização e seus Stakeholders mais igualitária, afastando todo e qualquer privilégio, e discriminação.
Recomendados pelo LinkedIn
Tendo como base os princípios citados acima as boas práticas de governança corporativa entram como a gente que possibilitará ainda mais o equilíbrio necessário para os bons resultados da organização.
Podemos destacar entre tantas algumas: como a responsabilidade social: esta deve ocorrer tanto internamente com os colaboradores buscando um ambiente mais justo, quanto externamente nas ações de preservação e cuidados com o meio ambiente e parceiros, também podemos citar a adequação de processos que visa garantir bons resultados por meio de implementação de melhorias, gestão do tempo e aumento na produtividade, isso por meio de alinhamento de estratégias com objetivos que visem sua capacidade de execução de curto a longo prazo.
As funções devem respeitar suas delimitações, a elaboração de um documento que descreva as responsabilidades de cada cargo é essencial para deixar isso bem claro aos ocupantes dos cargos, também é de vital importância que os ocupantes da diretoria sejam qualificados, e o mais primordial é a garantia da integridade e cultura geral da organização, para isso é necessário a criação e execução de um código de conduta corporativo geral, bem como a realização de um acompanhamento que vise o cumprimento desse código.
Tanto as boas práticas e os princípios da governança corporativa, agem de forma intrínseca para que as organizações alcancem o tão desejado equilíbrio na gestão interna e de mercado.