Boletim Seta | 24ª Edição | 29/11/24
Sua curadoria de notícias sobre o que de mais importante acontece (e vai acontecer) no Congresso e no Executivo.
Fotos: Reprodução, Valter Campanato (Agência Brasil), Paulo Pinto/Agência Brasil.
| Decretos, Portarias e Sanções |
| Câmara |
A Câmara dos Deputados teve uma semana agitada com discussões e decisões relevantes. O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), destacou a urgência em aprovar, ainda este ano, as medidas de ajuste fiscal, incluindo cortes de despesas e uma reforma no Imposto de Renda, enquanto outros parlamentares pediram análise mais cautelosa dos impactos.
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, criticou os indiciamentos dos deputados Marcel Van Hattem (NOVO-RS) e Cabo Gilberto Silva (PL-PB), defendendo a inviolabilidade parlamentar e prometendo ação contra possíveis abusos de autoridade.
Foi aprovada a urgência ao PL 1406/2024, que condiciona acordos comerciais a regras ambientais equivalentes nos países parceiros, em resposta à crise diplomática envolvendo o acordo Mercosul-UE e a produção de carnes brasileiras. O Governo, em especial o Ministério da Agricultura, manifestou apoio à regra de reciprocidade ambiental, destacando que as regras do Brasil já são mais rígidas que a dos demais países.
Os deputados aprovaram, ainda, projeto que proíbe a importação de resíduos sólidos, com exceções estratégicas, e avançaram nas regras para as emendas ao Orçamento de 2025, priorizando transparência e mantendo R$ 24,7 bilhões para emendas individuais.
Recomendados pelo LinkedIn
| Senado |
Na semana que passou, a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária debateu medidas antidumping para importações de folhas metálicas de aço da China, como determinado pela Secretaria de Comércio Exterior. O debate abordou o desafio de equilibrar a proteção à indústria nacional com a manutenção da competitividade e do acesso a produtos a preços acessíveis, especialmente em setores como alimentação e embalagens, que dependem diretamente desses insumos.
Para os próximos dias, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou que a Casa concentrará esforços para votar projetos considerados prioritários antes do recesso parlamentar. Entre as pautas destacadas estão a regulamentação da reforma tributária, o pacote de cortes de gastos do governo, a definição de regras para o uso da inteligência artificial e a liberação dos jogos de azar.
Há expectativa de apreciação no plenário, já na próxima semana, dos projetos que tratam do Programa de Transição Energética (PATEN), eólicas offshore, RenovaBio e Bioinsumos. Também terão atenção especial o novo Código Eleitoral e propostas sobre cooperativas de seguros, reforçando o foco em temas estratégicos para o país.
| Votações de Destaque no Congresso |
Na Câmara:
PL 658/21: Regulamenta a produção, o uso e a comercialização dos bioinsumos na agropecuária, na produção de peixes ou no plantio de flores. Aprovado. Matéria vai ao Senado.
PL 7452/10: Cria a Política Nacional de Economia Solidária. Aprovado. Matéria vai à sanção.
PL 3944/2024: Altera a Política Nacional de Resíduos Sólidos para proibir a importação de resíduos sólidos. Aprovado.Matéria vai ao Senado.
Req. 4611/2024: Regime de urgência ao PL 1406/2024, que condiciona novos acordos comerciais à reciprocidade de de regras ambientais Aprovado.
No Senado:
Não há destaques.
| Reforma Tributária |
Nesta semana, foram realizadas as últimas 3 audiências públicas previstas no calendário da CCJ para debater o PLP 68/24. As audiências discutiram o Imposto Seletivo; o fundo de compensação de benefícios fiscais e desenvolvimento regional; e as regras de transição. Com o encerramento da fase de debates, a expectativa é a apresentação do relatório do senador Eduardo Braga (MDB-AM) na próxima quarta-feira (4). É esperado que haja pedido de vistas da matéria na Comissão, com o retorno à pauta após o prazo de uma semana. Em entrevista coletiva na última quinta-feira (28), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), reforçou o compromisso de votar a regulamentação da Reforma Tributária ainda em 2024.
| Destaques do Judiciário |
A pauta do STF desta semana esteve focada no julgamento de ações que tratam da responsabilidade civil das plataformas da internet por conteúdos de terceiros e a possibilidade de remoção de conteúdos ofensivos sem determinação judicial. O julgamento foi suspenso e prosseguirá na próxima quarta-feira (4), com a conclusão do voto do ministro Dias Toffoli. O ministro Edson Fachin, relator do recurso que trata da relação entre motoristas e plataformas digitais de transporte, divulgou a relação das entidades admitidas para participar da audiência pública marcada para os próximos dias 9 e 10/12 e a ordem dos trabalhos. O relator deferiu 58 dos 92 pedidos de habilitação.
Lula estará no Uruguai na próxima sexta-feira (6) para a cúpula do Mercosul. Na próxima semana, o acordo com União Europeia deve entrar em fase decisiva. Lula deve formalizar o envio, na próxima semana, dos nomes dos novos diretores do Banco Central. Ainda, há a expectativa de, no começo da próxima semana, haver uma pequena cerimônia de nomeação de Gabriel Galípolo na presidência. No dia 4 de dezembro, há expectativa de apresentação do parecer do Senador Eduardo Braga (MDB-AM) ao PLP 68, que trata da regulamentação da Reforma Tributária, na CCJ. O Senado pode votar na próxima semana a proposta que libera os jogos de azar no Brasil (PL 2234/2022). O texto autoriza o funcionamento do bingo, jogo do bicho e cassino no país.