BOLSA DE VALORES 2020
- Copom reduz Selic para 5,5% ao ano em setembro de 2019
- Copom reduz Selic para 4,5% ao ano em dezembro de 2019
- Copom reduz Selic para 4,25% ao ano em fevereiro de 2020
Essa notícia parece boa né? Pois é, depende pra quem. Os “poupadores” que tem dinheiro na poupança é os que mais perdem com esse corte da taxa Selic, a alguns anos mais e mais pessoas vem migrando da poupança para a renda fixa ou tesouro direto buscando uma rentabilidade maior e tranquilidade, esses também foram afetados, pois agora já não está mais atrativo esses tipos de investimentos seguros.
Vindo dessa situação, cada vez mais investidores estão indo para a “renda variável”, uma alternativa para ter um rendimento melhor do seu capital, optando por negociações da bolsa de valores.
Bolsa de valores
É um mercado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (Sociedades anônimas, seu capital social é formado por ações) podendo ser públicas ou privadas e também outros valores mobiliários.
Alguns exemplos: B³ Bovespa, Nasdaq, NYSE, EuroNext.
Ações
Chamadas de “papeis”, são as parcelas que compõem o capital social de uma empresa, quando emitidas, podem ser negociadas na bolsa de valores. A compra de ação te da o direito de ser “socio” da empresa, com isso se beneficiando com possíveis valorizações e pagamento de dividendos, como também na desvalorização da empresa.
Uma empresa só pode ir para a bolsa de valores após seu IPO (Initial Public Offering, ou oferta publica inicial, é quando é disponibilizada as ações para o público investidor pela primeira vez na bolsa. O mercado possui alguns órgãos regulamentadores, dentre os mais importantes, estão a CVM (Comissão de valores mobiliários) e o banco central do brasil. A CVM é vinculada ao Ministério da Fazenda, sua função é disciplinar o mercado de valores e a atuação dos players, com poderes para disciplinar, fiscalizar, normalizar a atuação dos players.
Para poder se negociar na bolsa de valores, precisa de um intermediador que fará uma ponte entre o investidor e a bolsa, uma “corretora de valores”, ela sendo responsável pela intermediação da compra e venda de títulos aos seus clientes, sua remuneração é de acordo com os serviços prestados, como corretagem, custodia, etc.
A maioria das operações realizadas na bolsa, são cobrados IR sobre o lucro obtido, variando do tipo de operação. Day trade, swing trade, position trade, buy and hold.
Por:
Douglas Piacente Rosato
Engenheiro Civil Since 2018
Investidor da Bolsa Since 2018