BOLSA DE VALORES 2020
Douglas Rosato

BOLSA DE VALORES 2020

  • Copom reduz Selic para 5,5% ao ano em setembro de 2019
  • Copom reduz Selic para 4,5% ao ano em dezembro de 2019
  • Copom reduz Selic para 4,25% ao ano em fevereiro de 2020
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Essa notícia parece boa né? Pois é, depende pra quem. Os “poupadores” que tem dinheiro na poupança é os que mais perdem com esse corte da taxa Selic, a alguns anos mais e mais pessoas vem migrando da poupança para a renda fixa ou tesouro direto buscando uma rentabilidade maior e tranquilidade, esses também foram afetados, pois agora já não está mais atrativo esses tipos de investimentos seguros. 

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Vindo dessa situação, cada vez mais investidores estão indo para a “renda variável”, uma alternativa para ter um rendimento melhor do seu capital, optando por negociações da bolsa de valores.

Bolsa de valores

É um mercado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (Sociedades anônimas, seu capital social é formado por ações) podendo ser públicas ou privadas e também outros valores mobiliários.

Alguns exemplos: B³ Bovespa, Nasdaq, NYSE, EuroNext.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Ações

Chamadas de “papeis”, são as parcelas que compõem o capital social de uma empresa, quando emitidas, podem ser negociadas na bolsa de valores. A compra de ação te da o direito de ser “socio” da empresa, com isso se beneficiando com possíveis valorizações e pagamento de dividendos, como também na desvalorização da empresa.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Uma empresa só pode ir para a bolsa de valores após seu IPO (Initial Public Offering, ou oferta publica inicial, é quando é disponibilizada as ações para o público investidor pela primeira vez na bolsa. O mercado possui alguns órgãos regulamentadores, dentre os mais importantes, estão a CVM (Comissão de valores mobiliários) e o banco central do brasil. A CVM é vinculada ao Ministério da Fazenda, sua função é disciplinar o mercado de valores e a atuação dos players, com poderes para disciplinar, fiscalizar, normalizar a atuação dos players.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Para poder se negociar na bolsa de valores, precisa de um intermediador que fará uma ponte entre o investidor e a bolsa, uma “corretora de valores”, ela sendo responsável pela intermediação da compra e venda de títulos aos seus clientes, sua remuneração é de acordo com os serviços prestados, como corretagem, custodia, etc.

A maioria das operações realizadas na bolsa, são cobrados IR sobre o lucro obtido, variando do tipo de operação. Day trade, swing trade, position trade, buy and hold.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Por:

Douglas Piacente Rosato

Engenheiro Civil Since 2018

Investidor da Bolsa Since 2018

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Douglas Piacente Rosato

  • Corretora de valores Mobiliários.

    Corretora de valores Mobiliários.

    Como abrir conta em uma Corretora de Valores Antigamente abrir conta em uma corretora, era uma coisa demorada e…

  • O Poder da tecnologia BIM na construção civil

    O Poder da tecnologia BIM na construção civil

    O que é BIM? Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção, representa uma evolução na forma…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos