Bolsa de valores - 3 pré-requisitos
A maioria dos artigos disponíveis sobre investimentos e, principalmente, primeiros passos na bolsa de valores, tornam a coisa muito fácil (são simplistas, eu diria): abra uma conta numa corretora, analise gráficos e compre e venda ações.
Na verdade, nem mesmo esses passos são simples como se fazem parecer.
Antes de se embrenhar por este mercado carregado de adrenalina e prejuizos, é necessário providenciar uma sólida base financeira, para que você não pegue dinheiro no cheque especial (a 15% ao mês) na tentativa de ganhar 10% ao ano, na bolsa.
Para conseguir essa base e, só então se aventurar no mercado de renda variável, você vai precisar:
- Não ter dívidas;
- Ter uma poupança;
- Ter conhecimento básico sobre finanças e investimentos.
Talvez, por esses pré-requisitos serem amplamente negligenciados na literatura especializada, você possa achá-los desnecessários, porém, eles são de suma importância.
Não ter dívidas
Certa vez, um amigo me perguntou se era necessário ter "nome limpo" para efetivar o cadastro numa corretora. Minha resposta foi bem simples: "nunca procurei saber sobre, mas, mesmo que elas nao verifiquem isso, você nao tem muitas chances de ter resultados positivos na bolsa se não consegue nem pagar suas contas direito".
Hoje em dia existem inúmeros profissionais envolvidos em ajudar as pessoas com problemas financeiros e, se você se encontra nesse grupo, comece lendo artigos de como controlar suas finanças.
Ter uma poupança
Passada a fase do descontrole, é necessário iniciar a etapa do controle. Antes de qualquer investimento mais arrojado FAÇA UMA POUPANÇA. Ja falei sobre isso num dos posts dessa série de três.
Não importa o que digam sobre a poupança. se você não conseguir algo tão simples vai perder dinheiro!
Ter conhecimento básico sobre finanças e investimentos
Termos como lucros e dividendos podem passar despercebidos no nosso dia-a-dia mas são eles que representam o resultado positivo das empresas em que você vai investir e vão impactar diretamente no seu resultado.
Quando uma empresa apresenta suas demonstrações financeiras mostrando uma pequena queda na receita, as ações tendem a cair. Outra empresa que apresente aumento nos lucros, as chances dos preços subirem é grande. Entretanto, esses resultados podem não ser efetivos e saber diferenciar isso pode aumentar os "seus" lucros.
Conhecimentos de contabilidade também ajudam a prever esses resultados e potencializar seus ganhos, mas vamos dar três passos por vez.