Bolsas de Estudo no Canadá
Estudar e Trabalhar no Canadá. Imagem de Pixabay

Bolsas de Estudo no Canadá

O Canadá é um dos países do mundo que possui a educação como referência. Tem uma excelente educação primária – que é pública e totalmente gratuita – e algumas das mais renomadas universidades do mundo estão no país. Além disso, promove para seus estudantes que estudarem no país, permanecer como residentes (mas isso é assunto para outro artigo). Geralmente, quem tem interesse em estudar no Canadá pergunta sobre opção de bolsas de estudos, valores de curso e possibilidades de trabalhar em terras canadenses enquanto estuda. É sobre isso que vou falar aqui.

Bolsas de estudo no Brasil para o Canadá

O Ministério da Educação do Brasil, até o momento e apesar dos cortes orçamentais dos últimos anos, ainda mantém acordos com instituições universitárias do exterior e distribui anualmente bolsas de estudo para pesquisa em vários países, incluindo o Canadá. Há oportunidades especialmente para estudantes de mestrado e doutorado (mesmo que escassas ainda existem). Entretanto, são voltadas a estudantes de universidades e da pós graduação - mestrado e doutorado, com a finalidade de intercâmbio de estudos.

Bolsas de estudo no Canadá

Muitas escolas e universidades canadenses também oferecem anualmente bolsas de estudo. A concorrência nestes casos, é mais acirrada, pois é com estudantes do mundo inteiro, incluindo nativos canadenses. O que não quer dizer que é impossível, vários estudantes brasileiros que já foram contemplados. Entretanto, é necessário ter excelência acadêmica e boas referências.

Estudar e Trabalhar no Canadá

O Canadá é um país conhecido por ser menos burocrático ( se comparado a EUA, por exemplo) e onde tudo funciona. Mas, claro, existem regras muito específicas em alguns casos. Por exemplo, não é possível trabalhar no Canadá com visto de turista, afinal o visto de turista é para turismo ou estudos menores de 6 meses. Em geral, cursos de idiomas também não oferecem essa modalidade, mas possui algumas regras bem específicas e cada caso é um.

Como o Canadá é um país prático, funcional e aberto a estrangeiros, principalmente estudantes, eles possuem o programa Study+Work (Estudo+Trabalho). Esse programa é uma modalidade de intercâmbio desenvolvida justamente para quem deseja estudar e trabalhar no país. Veja como ele funciona:

Quais cursos dá para fazer no programa Estudo+Trabalho?

O aluno que vai participar do programa precisa estar matriculado em um curso vocacional, oferecido por uma instituição de ensino vocacional, conhecida como College. Esse curso deve ter caráter profissional, como cursos nas áreas de Administração, Marketing, Turismo, Design, Tecnologia da Informação, entre muitas outras.

Quanto tempo dura?

O tempo varia, mas, em média, programas de Estudo+Trabalho duram entre 6 meses e 2 anos. Cada curso ou área terá um tempo de formação, com estágio ou não previsto no curso, mais a possibilidade de trabalhar 20h semanais como estudante, dentro ou fora do Campus.

Além disso, após o curso é possível ao estudante solicitar um extensão do seu visto para trabalhar após a conclusão do curso. As regras de como funciona esta modalidade estão descritas no site do governo do Canadá. De uma maneira geral, funciona assim: durante metade do tempo do programa o aluno estuda e na outra metade trabalha. Portanto, o aluno estuda por um período de tempo (duração do curso) e depois solicita uma extensão da sua permanência para trabalhar por igual período do estudo.

Quais são os requisitos para estudar?

Ter mais de 18 anos e a fluência mínima de nível intermediário em inglês ou francês. Não é preciso ter uma faculdade ou formação superior, você precisa ter o ensino médio completo. Os Collèges vocacionais testam o nível de idioma dos alunos antes de aceitarem a matrícula e analisam as notas dos alunos candidatos. Em geral, cada Collège possui regras próprias de admissão.

Quanto custa ?

Também varia e também depende da instituição, do curso e da cidade de destino. Por exemplo, um curso de um ano de duração pode custar em média CAN$13 000 e de dois anos $17 000 tudo depende do curso, o destino, a duração e a área de formação (sendo este um valor médio do total de taxas escolares incluindo materiais do curso). O lado positivo é que algumas instituições não exigem que você pague o curso antes de iniciá-lo, e ainda possibilitam um parcelamento destes valores. Mas, assim como há regras diferentes de admissão, há diferentes possibilidades de pagamento.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre estudar no Canadá e tem interesse em saber mais sobre um curso vocacional, podes entrar em contato comigo: liege.adamski@collegecsm.com

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos