Branding pessoal: como transformar a sua marca
Muitos são os autores que escrevem sobre o "sucesso absoluto". O sucesso, caro leitor, é absolutamente subjetivo. O sucesso para o mega-empresário e bilionário Abílio Diniz é se superar a cada dia, como ele bem destacou em sua participação no Congresso Global do Empreendedorismo (GEC), da Endeavor: "eu quero ser hoje melhor do que fui ontem e quero ser amanhã melhor do que sou hoje". O sucesso para Barack Obama era estabilizar a crise da maior potência global. O de Mandela era que a liberdade, a justiça e a democracia fosse um bem de todos.
Mas algo é comum entre esses grandes e inspiradores líderes: todos eles sabem/sabiam o seu real motivo de existir. Todos puderam olhar para si próprios e descobrir suas verdadeiras aspirações, seus verdadeiros sonhos, e isso, por si próprio, já foi suficiente para transbordar o tão famoso brilho nos olhos que é capaz de contagiar e inspirar outros a seguirem sua causa.
Simon Sinek, em sua obra "Start with why" (Por quê? Como motivar pessoas a agir, em português) relata como chegou a sua famosa teoria do Golden Circle, da qual ele explica que empresas e pessoas inspiradoras comunicam-se iniciando pelo "por que" fazem o que fazem para depois comunicar "como" fazem e, por fim, "o quê" fazem. Isso por que seguidores ou clientes fiéis só se conquistam com o porquê de existir de uma pessoa ou empresa. Isso explica por que a Apple continua a superar todos os recordes ano após ano, tornando-se a marca mais valiosa do planeta. Ela existe para desafiar o status quo, essa é sua verdadeira essência, e todas as pessoas que pensam dessa forma a seguem e permanecem fiéis à ela.
Ou seja, o primeiro passo é descobrir o seu real motivo de existir. O que te faz levantar da cama todos os dias para fazer um trabalho incrível? O que te faz dormir tarde (ou às vezes até não dormir) pensando naquele trabalhoso projeto? Existe algo em cada ser humano que o motiva.
Olhe para dentro de si mesmo, analise sua história pessoal, relembre fatos marcantes da sua vida e sinta o que te motiva. É necessário um grande exercício de auto-conhecimento para se chegar até a resposta da sua verdadeira essência. Mas, uma vez encontrada, ela se comunica com o coração e não com a razão. As demais pessoas sentem essa motivação, e seguem o que diz o seu coração.
Uma vez encontrada a motivação, a comunicação deve ser correspondente. Faça como a Apple. Ela se comunica dizendo: "Tudo o que nós fazemos, nós acreditamos em desafiar o status quo, nós acreditamos em pensar diferente. A forma como desafiamos o status quo é fazer nossos produtos muito bem projetados, fáceis de usar e com interface amigável. Acabamos de fazer excelentes computadores. Quer comprar um?". Lembre-se da ordem: Porque, Como e O quê.
Encontre o seu "por que" e comunique-se por ele. Isso fará toda a diferença.
Essa dica te ajudou? Faz sentido para você? Então pode ficar à vontade para compartilhá-la com profissionais de sua rede de contatos e ajudá-los também.
Um abraço!
Leonardo Bonetto.
Partner & Head of Commercial na Lifetime Investimentos
9 aTexto rico e motivador! Muito bom!
Desenvolvimento Socioemocional | Mindfulness | ESG | Educação | Empreendedorismo Social | Soft Skills. CEO Instituto Olhar
9 aExcelente! Golden Circle é essencial para tudo na vida :)
Administradora na Instituto MACABI
9 aParabéns!!!
Specialist Tech Recruiter | Talent Acquisition | Diversidade Inclusão e Equidade - Psicóloga | Mãe / Negra 🤎 Grupo Boticário 💙💜 (Alcancei o limite de 30 mil conexões, então fique a vontade pra me seguir ✨)
9 aExcelente muito bom!! "Olhe para dentro de si mesmo, analise sua história pessoal, relembre fatos marcantes da sua vida e sinta o que te motiva".
Excelente!!!