Brasal Incorporações é pioneira no combate ao mosquito da dengue no DF
O Brasil enfrenta anualmente um desafio recorrente entre fevereiro e maio: a crescente incidência de casos de dengue. Porém, neste ano, os números têm ultrapassado todos os índices, elevando o alerta para uma situação preocupante. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), já são registrados mais de 1.017.278 mil casos em todo o país. De maneira alarmante, o Distrito Federal figura como a terceira região mais afetada, contabilizando aproximadamente 84.052 casos, conforme informações da Secretaria de Saúde do DF.
Com o pico da doença previsto para os meses de março e abril, é dever de toda a sociedade buscar medidas de enfrentamento à epidemia. Cumprindo o seu papel, a Brasal Incorporações se torna pioneira em trazer para todos os seus canteiros de obra a solução Aedes do Bem™️, uma tecnologia que utiliza mosquitos Aedes aegypti machos com uma característica autolimitante, que não picam e não transmitem doenças, para atuar no controle da população de fêmeas, que são as transmissoras dos arbovírus que causam doenças.
De acordo com a gerente de saúde e segurança do trabalho da Brasal Incorporações, Carla Oliveira, a solução está em funcionamento desde a última terça (11/03). Com uma abordagem eficaz e sustentável, a técnica consiste em utilizar uma caixa que abriga ovos de mosquitos machos autolimitantes, estrategicamente instalada no canteiro de obra, e posteriormente abastecida com água. Com o processo de eclosão, os machos acasalam com as fêmeas Aedes aegypti presentes no ambiente, e dessa prole apenas machos sobrevivem.
“A iniciativa surgiu primeiramente em Goiânia como um projeto piloto do engenheiro especializado em saúde, segurança e meio ambiente, Raphael Chaul. Por consequência do resultado altamente positivo, estamos implementando também em todos os espaços de obra da empresa no Distrito Federal (DF) e Uberlândia (MG)”, explica.
Recomendados pelo LinkedIn
O diretor regional da Brasal Incorporações, Jean Oliveira, ressalta a importância da adoção do Aedes do Bem™️ não apenas para preservar a saúde dos colaboradores, mas também como uma contribuição significativa no combate ao mosquito na comunidade, especialmente para aqueles que residem próximos aos canteiros de obra.
“Além de uma vigilância constante e das práticas convencionais durante todo o ano, como dedetizações com fumacê, um inseticida seguro para seres humanos, a ação específica representa uma solução inovadora, sustentável e eficaz para reduzir o número de mosquitos transmissores de doenças como dengue, zika e chikungunya. Fora isso, são implementadas medidas como a identificação e eliminação de criadouros, juntamente com o uso de cloro e água sanitária em locais onde a eliminação total de água não é viável. Essas práticas visam não apenas a proteção imediata, mas também a prevenção contínua”, conta.
Saiba mais sobre o que é a doença e seus principais sintomas
A dengue, uma doença febril causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, articulações e atrás dos olhos, surgindo geralmente após três dias da picada. Em casos mais graves, como a dengue hemorrágica ou a síndrome de choque da dengue, pode resultar em sangramento, ou ocorrer complicações que afetam o sistema circulatório e podem até levar à morte.
LinkedIn Real Estate Top Voice | Especialista em Terrenos (áreas, glebas fazendas) para Incorporação, Construção, Loteamento, Comércio de Grande Porte e Indústria | Especialista no Mercado Imobiliário e Construção Civil
8 m👏