BRASIL É O 5º PAÍS DO MUNDO EM MORTES NO TRÂNSITO, SEGUNDO OMS

BRASIL É O 5º PAÍS DO MUNDO EM MORTES NO TRÂNSITO, SEGUNDO OMS

Escrito por: EBVB

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os anos, no mundo, aproximadamente 1,3 milhão pessoas morrem vítimas da imprudência ao volante. Dos sobreviventes, cerca de 50 milhões vivem com sequelas. Além disso, o trânsito é a nona maior causa de mortes do planeta. 

O Brasil aparece em quinto lugar entre os países recordistas em mortes no trânsito, atrás da Índia, China, EUA e Rússia. O que representa um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país.

Em seu relatório de 2015, o IPEA (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas) registrou 45 mil mortes no trânsito, sendo 300 mil com lesões graves, no Brasil. Estes dados impactantes também trazem consigo umcusto alto para o país.

Veja a tabela


O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) pagou, em 2015, 42.500 indenizações por morte no país e 515.750 pessoas receberam amparo por invalidez.

Principais causas

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), entre as principais causas dos acidentes com mortes ocorridos em 2016 estão falta de atenção (30,8% dos óbitos registrados); velocidade incompatível (21,9%); ingestão de álcool (15,6%); desobediência à sinalização (10%); ultrapassagens indevidas (9,3%); e sono (6,7%).

As colisões frontais responderam por 29% das vítimas mortas no ano passado, seguidas pelos atropelamentos de pedestres (18,2%). Condutores ou passageiros de motocicletas foram 17,8% dos mortos; ciclistas, 4,1%.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos