Brasil bate recorde de empreendedorismo na pandemia
O Brasil caminha, em 2020, para registrar o maior número de empreendedores de sua história. Segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, nos nove primeiros meses deste ano, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 14,8%, na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 10,9 milhões de registros.
Enquanto algumas empresas fecham as portas em decorrências das complicações financeiras geradas pela pandemia, outras nascem da necessidade de ter uma nova fonte de renda ou simplesmente da vontade de tirar uma velha ideia do papel.
Apesar das tendências negativas e impactantes, o brasileiro tem levado ao pé da letra a ideia de que crise gera oportunidade.
Sendo assim, se você faz parte dessa estatística, se liga nas dicas para empreendedores que relacionamos abaixo:
1 AME O QUE FAZ
Ter estratégias é fundamental para criar um negócio, mas antes da estratégia precisa vir a paixão. Se você começa um negócio apenas pensando em ganhar dinheiro, existe uma grande chance de desistir no caminho. Um empreendimento de sucesso precisa nascer tanto da sua cabeça quanto do seu coração.
2 ACREDITE
Você precisa acreditar que seu negócio vai dar certo. Os números podem te ajudar a fundamentar uma ideia, mas acima de tudo você precisa, de fato, acreditar. A principal característica de quem idealiza um empreendimento é acreditar mais que os outros e não permitir que ninguém o faça desacreditar.
3 VOCÊ PRECISA APRENDER
O empreendedor precisa reconhecer os conhecimentos que ele não tem e que são necessários para o seu negócio. Quem tenta fazer tudo sozinho corre um grande risco de não conseguir. Você precisa aprender com pessoas competentes em diferentes áreas de atuação.
4) VOCÊ PRECISA DE PESSOAS
Assim que possível, tenha uma equipe. Delegue atividades, foque na estratégia. Se ficar fazendo tudo sozinho nunca irá crescer.
5) ESTEJA PREPARADO PARA MUDANÇA
Não adianta reclamar, o mundo muda o tempo todo. O mercado muda, os consumidores mudam. E inevitavelmente você terá que mudar. O verdadeiro empreendedor precisa estar atendo para onde e como o mundo está se movimentando e avaliar como isso pode impactar seu negócio a curto, médio e longo prazo. Como disse Confúcio: “Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer.”