Brasil e Bitcoin — Você deveria prestar atenção nisso!
Que o Bitcoin está se tornando um assunto cada vez mais popular em todo o mundo — mesmo entre leigos quando o assunto é dinheiro e investimentos — já não é mistério para a grande maioria.
Contudo, até mesmo quem já conhece a criptomoeda talvez se espante com o fato de o Brasil estar frequentemente figurando entre os 10 maiores mercados de Bitcoin em volume, segundo o Cryptocompare.
Ainda que sejam poucas as notícias do cenário nacional, o site Bitvalor realiza um excelente trabalho, documentando aspectos como o volume de negociação local.
Existe um interesse crescente dos brasileiros por essa nova tecnologia, e mesmo a maioria das notícias especializadas estarem estritamente relacionadas ao mercado chinês ou suíço, separamos alguns dados interessantes sobre o mercado brasileiro de criptomoedas.
Ainda não existe regulação nacional para o Bitcoin — por enquanto
Assim como as demais criptomoedas, o Bitcoin não é reconhecido oficialmente pelo governo brasileiro. No entanto, pode-se dizer que é uma questão de tempo, já existe uma comissão em Brasília estudando o assunto.
Países como o Japão já reconhecem a moeda e especialistas brasileiros apontam que, nesse sentido, o Brasil pode seguir, em breve, os passos da Terra do Sol Nascente.
Existem aplicações nacionais relevantes
Startups nacionais já estão no jogo! Um dos exemplos é a Bitvale, empresa sediada na cidade de Santa Rita do Sapucaí (MG), que vem produzindo ATMs especializadas para Bitcoin.
A Bitvale está longe de ser a única empresa nacional de olho no mercado de criptomoedas. Startups como a Originalmy e a Pague Com Bitcoin são exemplos de negócios com grande potencial — a primeira se ocupa em facilitar registros em Blockchain, entregando uma solução rápida e relevante ao mercado brasileiro; enquanto a segunda permite que o usuário final pague boletos convencionais utilizando Bitcoin!
Muitos brasileiros não possuem contas bancárias
Pesquisas recentes apontam que entre 30% e 40% dos brasileiros em idade adulta não possuem conta em banco!
Os motivos são diversos e, como pode-se presumir, vão desde as cobranças de tarifas, por vezes abusivas, até dificuldades de acesso aos canais de atendimento.
Uma das funcionalidades principais das criptomoedas é a possibilidade de transações financeiras entre indivíduos sem a intermediação bancária!
Empresas e profissionais liberais no Brasil já aceitam como forma de pagamento
Sim, existem empresas e profissionais que já aceitam o Bitcoin como forma de pagamento em nosso país!
Apesar da popularidade ainda estar em crescimento, existem casos como o da Ultrafitness, que mencionamos em um dos nossos artigos anteriores.
Com a demanda evidente, não é muito difícil imaginar que novas aplicações surgirão para aproximar ainda mais o Bitcoin dos comerciantes e empresários.
O Brasil não está tão longe assim do futuro, e você, vai ser surpreendido pela maré ou já quer estar pronto para ela?
Empreendedor
7 aEstou trabalhando com Bitcoin, Homero ! É uma excelente oportunidade de negócio.
Engenheiro Eletricista - Proteção e Estudos Elétricos
7 aLeandro, tá dando consultoria nisso?