BRASIL: A GRANDE FARSA
A historiografia brasileira se equivocou: nunca fomos uma democracia
Os livros de história do Brasil são unânimes em revelar que em 1500 os portugueses tiveram os primeiros contatos com o país-continente em que viviam homens, mulheres e crianças nuas; que em 1808, devido a invasão napoleônica, o Dom João e a família real mudam-se de Lisboa para o Rio de Janeiro, sendo que em 1821 Dom João retorna a Portugal, deixando aqui o príncipe regente D. Pedro que em 1822, às margens do Ipiranga proclama a Independência, tornando o Brasil um império; e finalmente em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca proclama a República, primeiro chamada de República das Espadas, depois República do Café com Leite, e assim segue a nossa história, tida e dita em alguns momentos como uma Democracia, ou Governo do Povo, quando na verdade sempre fomos uma aristocracia, um Governo de Poucos, seja dos cafeicultores paulistas, dos mineiros e seu leite, seja do capital industrial, seja de qual fragmento de sociedade que for, mas Democracia, nunca fomos.
O poder da Odebrecht nas decisões políticas dos últimos governos civis revelam isso. Os aristocratas "odebrechtianos" moldaram o Brasil que temos, o governo que temos, o modelo de Estado que temos. Não temos realmente experiência de democracia.
A esquerda chegou ao poder por meio do voto do povo, mas a esquerda nunca foi povo - nem a direita. Na arena política brasileira os cabrestos nunca foram tirados nem os currais destruídos. Eu, que fui da juventude socialista do PSB em minha juventude hoje rogo com convicção a necessidade da presença militar. #IntervençãoMilitarJá. Isso porque percebo que os momentos de maior instabilidade da história do Brasil contou com a presença dos nossos Militares no comando do País, com exceção do Governo de Hermes da Fonseca, que foi um fracasso político e humano.
A vida dos povos dependem da condução do Estado e os civis não souberam ou não quiseram guiar bem o Brasil. A democracia assusta os democratas. As liberdades se convertem em libertinagem com muita facilidade. Em síntese, a democracia é um fracasso. Erramos o plumo. Erramos o rumo. Erramos o ponto de tirarmos o manjá do fogo e levá-lo à mesa.
Vejo internautas chamando FHC de volta. De volta para aonde? O seu neoliberalismo foi também um fracasso. Logo pedirão o retorno de Collor à Presidência. Logo ele e seus marajás. Triste democracia abortada. Natimorta democracia. Que venham os generais. Eles merecem conduzir esse país. As casernas, sim, nos representam pelo amor patriótico. Os civis se perderam no tempo e na corrupção. E nós nunca aprendemos a votar. Mas não nos entristeçamos com isso. Nem o berço da Democracia nas Américas, os Estados Unidos também não sabem votar. A Liberdade ganhada da França nunca pisou em solo americano. Mas isso é problema deles. E os nossos, vivamos nós.
Que nasça das casernas a esperança. Que nasça. Que nasça. Que nasça.
Socia na Luzmed comercio e importação de produtos medicos hospitalares LTDA.
7 aImpecável n da p acrescentar única vírgula ! Uma aula 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🙏🏼