BRASILEIRO: TENTE OUTRA VEZ!
Precisamos mudar o jogo para o otimismo e voltar a praticar a forma de ser o povo brasileiro: alegre, feliz e confiante. Não somos esse vira – lata que imaginamos por causa de uma pouca dezena de desonestos e corruptos. A nossa maioria é boa, trabalhadora, honesta e feliz. Fazemos piadas de nós mesmos, sem titubear. Nos emocionamos com o sorriso de criança, a música preferida, um bom dia carinhoso e o gol do time do coração. Somos muito bons no que fazemos; artistas do improviso. Não desistimos nunca. Como dizia Raul Seixas em sua música: “Levante sua mão sedenta e recomece a andar. Não pense que a cabeça aguenta se você parar...”
Após tanto tempo recebendo e lendo notícias tão tristes sobre nosso País, lí e refleti sobre o texto abaixo.
O QUE UMA ESCRITORA HOLANDESA FALOU DO BRASIL
Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos.
- Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado.
- Só existe uma companhia telefônica e pasmem: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.
- Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo – ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne.
- Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal – e tem fila na porta.
- Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.
- Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de ‘Como conquistar o Cliente’.
- Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.
- Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa. Só que no mundo, pelo nosso dialeto, todos sabem que somos brasileiros.
- No Brasil, com as diversas formas de falar o português brasileiro, nos entendemos, enquanto que na Espanha existem diferenças entre o espanhol, castelhano e o basco (que não se entendem). No Canadá existem duas línguas oficiais: inglês e francês.
- Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc… Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais (costumes, crenças e valores).
Os dados são da Antropos Consulting:
- O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.
- O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.
- Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.
- Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.
- Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.
- No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.
- Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.
- O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.
- Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas. Fomos o segundo País do mundo em instalar uma linha telefonia fixa (ligava o Paço de São Cristovão à Imperial Fazenda de Santa Cruz). E isto graças a Dom Pedro II que ficou fascinado com a "engenhoca", no encontro de nosso Imperador com Alexander Graham Bell na Exposição Universal de 1876, a "Centennial Exposition", na Filadélfia. Logo ao final das atividades o Imperador se encontra com Graham Bell e aí que se deu a famosa frase do soberano: "Meu Deus, isto fala!"
- Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO- 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.
- O Brasil é 1º maior mercado de jatos e helicópteros executivos do mundo.
Por que temos esse vício de só falar mal do Brasil?
- Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?
- Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?
- Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?
- Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?
- Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?
- Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?
- Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?
- Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos dançando.
- É! O Brasil é um país abençoado de fato. Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.
- Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.
- Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.
- Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!
- O nosso Hino não fala em guerras, mas em lutas. Retratam as nossas belezas naturais, o nosso povo. Já foi considerado um dos Hinos Pátrios mais bonitos do mundo.
Isto são apenas alguns detalhes. Imagine quando pensamos nos nossos ícones históricos: José de Anchieta, Padre Manuel da Nóbrega, Dom Pedro II (o jovem curioso que rodou o mundo e criou as raízes fundamentais da nossa república), Santos Dumont (o pai da Aviação); Rui Barbosa (Águia de Haia); Pelé (Atleta do Século), Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet e Airton Senna (pilotos da corrida que ocupavam destaque todo o domingo em diversos partes do mundo). E tão outros (quer reforçar com outros nomes? Fique à vontade, você vai lembrar de alguns).
E Jacqueline Lyra, cientista da Nasa? Conhece? Pois é... Jaqueline ficou conhecida na mídia nacional em 1997 quando usou a música Coisinha do Pai, de Beth Carvalho, para acionar o Pathfinder, um dos robôs em Marte . Na época afirmou: “é tradição na Nasa acordar os astronautas com uma música. A nossa equipe resolveu fazer isso também com os robôs. Como estou sempre escutando músicas antigas do Brasil, achei que o samba era bem apropriada por dizer você vale ouro, coisinha tão bonitinha”. Já imaginou... uma máquina com alta tecnologia... estimulada com um SAMBA ... há 230 milhões de quilômetros da Terra? . Em uma única oportunidade duas brasileiras entraram para a história da humanidade: a cientista e a Sambista.
E você reclamando que o Brasil não tem jeito. Tem sim... basta sermos mais atentos, mais patriotas e mais brasileiros. Trabalhar e nos dedicar para um País cada vez melhor e mais justo, digno para o futuro dos nossos filhos.
Precisamos escolher melhor nossos Governantes, nossos dirigentes. Pessoas que tenham condições de representar a maioria dos brasileiros honestos e trabalhadores deste País. Representar pessoas como eu, você e a Jaqueline Lyra que, de forma anônima, fazem a diferença.
Então, faça o seguinte... COMPARTILHE!!! Para mudar o País é preciso dar o primeiro passo. E começa comigo, com você , nossos amigos...BRASILEIROS DO BEM!
Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser brasileiro… Se não for possível, faça como diz RAUL SEIXAS, O MALUCO BELEZA:
TENTE OUTRA VEZ!
Veja
Não diga que a canção está perdida
Tenha fé em Deus, tenha fé na vida
Tente outra vez
Beba
Pois a água viva ainda está na fonte
Você tem dois pés para cruzar a ponte
Nada acabou, não não não não
Tente
Levante sua mão sedenta e recomece a andar
Não pense que a cabeça agüenta se você parar,
não não não não
Há uma voz que canta,
uma voz que dança,
uma voz que gira
Bailando no ar
Queira
Basta ser sincero e desejar profundo
Você será capaz de sacudir o mundo, vai
Tente outra vez
Tente
E não diga que a vitória está perdida
Se é de batalhas que se vive a vida
Tente outra vez
DBA DB2 FOR Z/OS
8 aParabens Coronel Liborio, excelente texto e muito positivo. Acredito tambem, que esse cedentarismo e conformismo é que nos empurra para baixo, mas estamos aprendendo a exercer o direito da DEMOCRACIA e a cobrar mais de nossos governantes. Tenho fé de que isso seja somente o começo da construção de um País melhor para nossos filhos, netos, bisnetos e outras gerações por vir . 👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷 Abraço
--
8 aVc me faz repensar e sempre tentar outra vez. Parabéns.