Breve panorama da aplicação da Inteligência Artificial no Design de Comunicação.
Este é um tema que permite que merece uma análise bem profunda, merecendo ser abordado em várias dissertações e teses, mas este artigo pretende fazer um resumo do “estado da nação”.
Estamos num mundo em grande mudança, pelo que nos últimos tempos, muitos de nós pensam e questionam o futuro que as implicações que a IA podem trazer na área do design de comunicação. É inegável que a IA oferece aos designers, e à generalidade dos profissionais da área digital, uma série de vantagens, tais como a a interpretação de grandes conjuntos de dados, a automatização e simplificação de processos, a personalização de conteúdo para cada utilizador, novas funções de trabalho, entre outros aspetos. Seguindo esta linha de pensamento, espera-se que a utilização de software de IA venha a agilizar tarefas complexas e repetitivas também na área do design, promovendo que os designers venham a dedicar mais tempo a elementos de projeto que exijam maior criatividade. No entanto, existem vários fatores que podem atrasar a incursão dos profissionais neste mundo, devido ao preço elevado de acesso a estas plataformas, por ser uma tecnologia mais utilizada em outros mercados internacionais, ou porque pode fazer algumas caraterísticas intrínsecas ao design como a criatividade humana e empatia.
Formação de profissionais
Um pormenor curioso nesta matéria, e existem estudos que o comprovem, é que ao contrário dos profissionais que estão inseridos no mercado, os estudantes de design, assim como jovens designers, são os que apresentam mais lacunas e/ou desconhecimento sobre a utilização das ferramentas de IA na sua área de estudo e/ou atividade profissional. Dentro de pouco tempo este fator vai ser colmatado com uma reformulação dos vários programas nos cursos das áreas criativas.
Recomendados pelo LinkedIn
Mercado de trabalho
Um fator que tem preocupado muitos profissionais da área, naturalmente, é o impacto que esta tecnologia pode ter nos empregos e profissões. A IA pode substituir ou diminuir o papel dos ilustradores, designers e outros criativos, que talvez percam espaço ou tenham que se adaptar às novas exigências do mercado. Esta adaptação a este é o ponto chave para se ter futuro nesta área, uma vez que a IA também pode criar novas oportunidades de trabalho e colaboração entre humanos e máquinas, estimulando a inovação e diversidade criativa.
Conclusão
Independentemente da área, a chave do sucesso, terá na capacidade dos profissionais a esta nova era.