Breves notas sobre o Bull e o Bear Market, e como isso afeta seus investimentos.

O Bull Market (“mercado do touro”) é o termo usado no mercado financeiro para designar um mercado com tendência de alta para os ativos. Ou seja, traduz otimismo em relação ao mercado. Quando um mercado vai bem, com “todas” as empresas crescendo, a Bolsa de Valores batendo recordes dia após dia e aquela sensação de otimismo pairando no ar, significa que estamos em um Bull Market.

O Bear Market (“mercado do urso”) traduz o extremo oposto. Estamos em um Bear Market quando as ações tem tendência de baixa, com a economia retraída, empresas com lucros menores, mais instabilidade no cenário econômico como um todo, o que reflete nas ações das empresas, que, diferentemente do que ocorre no Bull Market, tem tendência de queda.

Mas você pode perguntar: “mas que diabo tem a ver a tendência de alta ou baixa das ações com Bull (touro) e Bear (urso), respectivamente”? Calma jovem gafanhoto, a explicação vem logo em seguida.

Os termos se devem à forma como tais animais tradicionalmente atacam suas presas. O touro ataca o inimigo “de baixo para cima”, levantando-o em um movimento brusco. Logo, a tendência de alta das ações no Bull Market vem daí. Já o urso ataca suas presas sufocando-as e arremessando-as para baixo, o que explica a denominação do Bear Market quando o mercado tem tendência de queda.

E como saber disso afeta seus investimentos? Ora, porque dependendo da tendência do mercado (Bull ou Bear), você deve ajustar sua estratégia de investimentos para ter ganhos em qualquer dos cenários.

Com a estratégia correta é possível ganhar dinheiro em ambos. No Bull Market, o otimismo toma conta e todo mundo está ganhando dinheiro com a subida generalizada. Não é necessário muito esforço, tudo sobe, todo mundo ganha. Porém, é muito fácil entrar em uma fria e comprar uma empresa sem nenhum fundamento. Por isso a análise é primordial antes de decidir investir.

Já no Bear, é o momento de “comprar barato”. É a hora das promoções. Pessimismo, gente vendendo as ações por conta de medo, preços dos papéis despencando, é uma beleza. Com paciência e perspicácia, compra-se muita empresa boa e barata, mas de novo, é preciso analisar muito bem os fundamentos antes de decidir pelo investimento.

No Brasil, nitidamente, estamos vivendo um Bull Market. “Qualquer” papel que você compra tem uma boa chance de lucrar. Até Forjas Taurus está dando lucro. Mas de novo: não entre em uma ação sem uma tese de investimento, sem analisar a empresa. O tombo pode ser fatal.

Por isso, quando você estiver ganhando muito dinheiro com ações no Bull Market não se esqueça que você está no Bull Market, e os ganhos não decorrem da sua “genialidade” ou porque você é “muito bom ao escolher empresas”. Pode até ser, mas seja humilde sempre, lembre-se que estamos no Bull Market e que qualquer um com “tico e teco” é capaz de performar bem. Calma rapaz (moça), muita calma nessa hora. Não deixe o complexo de gênio(a) te pegar. Humildade sempre. Análise da empresa sempre. Não nos esqueçamos disso.

Por fim, estamos no início de um Bull Market. Vejamos o gráfico a seguir.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Fonte do gráfico: Nord Research.

Ou seja, as perspectivas para o mercado de ações do Brasil são ótimas. Se tudo correr bem, as expectativas de ganhos são excelentes. De novo: isso não nos desobriga de analisar os fundamentos das empresas, viu!?

Porém, como diria Toretto em Velozes e Furiosos 5: Aqui é Brasil P%##&.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Nosso Bull Market não será linear e “tranquilinho”. Espere muito solavanco no caminho, e muitos percalços, com ações despencando, e outras performando muito bem.

Como sobreviver em meio a isso? Simples: use e abuse do value investing, analise os fundamentos das empresas, compre empresas boas. Espere as “promoções”, compre quando tiver sangue na rua (mesmo que o sangue seja seu), venda quando o preço estiver muito alto. Compre na baixa, venda na alta, repita o processo. Não tem erro. Esse é o caminho do sucesso.

E aí, qual sua expectativa para o Bull Market brasileiro? Conta aí embaixo. Um abraço e até a próxima.

Ígor Leite

Contabilidade l IFRS l Finanças

4 a

Isso aí André.. o Brasil deve continue em uma forte recuperação da economia e deve se refletido nos lucros das empresas. Se as notícias não afetarem muito teremos um ciclo de alta nos próximos anos.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos