Brincadores de sonhos
A educação para o empreendedorismo é uma área cada vez mais importante e são vários os especialistas que defendem que esta deveria acompanhar os programas escolares desde os primeiros anos. Com esta tendência, têm surgido ferramentas bastante interessantes que permitem aos professores estimular o interesse e desenvolver competências empreendedoras nos mais novos.
Trabalhar competências empreendedoras
Ao longo desta semana analisamos o livro “Brincadores de Sonhos” editado pela Theya Editores. Este livro, desenvolvido no âmbito do Projeto Empreende, cuja coordenação esteve a cargo de Jacinto Jardim (Coordenador da Oficina de Acompanhamento ao Docente da UNAVE, Universidade de Aveiro) é uma verdadeira bíblia para quem pretende desenvolver a paixão pelo empreendedorismo nas crianças.
De acordo com os autores da obra, “muitas das diretrizes educativas, tanto ao nível europeu como ao nível nacional, apontam para a premência de ser estimulada a cultura do empreendedorismo, a criação de novos negócios, a promoção do autoemprego (..) para que tais orientações sejam implementadas, impõe-se a formação de professores na área da pedagogia empreendedora e a consequente formação de alunos com as competências e os valores do empreendedorismo”.
De uma forma pedagógica e bastante divertida, o livro leva-nos numa viagem com o dragão Botafogo e as cadelas Beca e Beta pelo Castelo dos Sonhos, trabalhando nos mais novos competências como o autoconhecimento, a autoestima, a autorrealização e a empatia. Ao conjunto anterior, junta-se o desenvolvimento de soft skills como a assertividade, o suporte social, a criatividade, a cooperação, a liderança e a resiliência.
Após uma leitura atenta da obra pela nossa equipa, concordamos a 100% com os autores do livro quando estes referem que “o programa brincadores de Sonhos visa promover nas crianças e nos adolescentes (…) as competências, as emoções e os valores do empreendedorismo (…).”
“A finalidade a alcançar com o Programa Brincadores de Sonhos é promover uma cultura empreendedora nas crianças e nos jovens. Para que as ideias disseminadas, os sonhos identificados, as atitudes assumidas, os valores interiorizados e as ações concretizadas sejam expressão da otimização dos talentos individuais e da resposta às necessidades coletivas”.
Roteiro para professores e educadores
A acompanhar o livro para os mais novos (direcionado para alunos dos 6 aos 12 anos de idade) encontra-se um roteiro para orientar os facilitadores – direcionado para professores, educadores, formadores e animadores – para que todas as sessões sejam exploradas da melhor forma possível. A juntar ao roteiro para professores, encontra-se ainda a formação Pedagogia Empreendedora, que visa desenvolver competências para a sua implementação.
Esta é, sem sombra de dúvida, uma obra imprescindível, não apenas para professores e educadores, mas para todos os que se interessam por práticas inovadoras de educação, bem como para os que almejam uma mudança no paradigma do processo de ensino-aprendizagem.
Rui Pinheiro | gestor do blogue O empreendedor bracarense