Burnout médico: como a Inteligência Artificial tem se tornado uma importante aliada dos médicos
O período pandêmico entre 2020 e 2021 evidenciou não apenas os desafios trazidos pelo vírus, mas também a crescente preocupação com a #saúdemental dos médicos. O aumento súbito da demanda e as limitações do sistema de saúde brasileiro, especialmente na esfera pública, destacaram as condições precárias de trabalho que muitos profissionais da saúde já enfrentavam antes da pandemia.
Médicos são particularmente vulneráveis a doenças psíquicas, #estresse e esgotamento #profissional, conhecido como síndrome de burnout. A pesquisa "Saúde Mental do Médico Brasileiro", publicada pelo Research Center da Afya em 2022, revelou dados alarmantes: 62% dos médicos desenvolveram algum quadro diagnosticado ou sintomático de Síndrome de Burnout ao longo de suas carreiras, significando que 2 em cada 3 médicos são afetados. Além disso, 47% dos profissionais enfrentaram diagnóstico de transtorno de ansiedade e 46% de depressão.
Uma aliada promissora no combate ao burnout médico é a #InteligênciaArtificial (IA). A tecnologia tem revolucionado o #cuidado em várias áreas, e no contexto médico não é diferente. A startup Sofya, por exemplo, criou uma IA que reduz em 40% o tempo que médicos gastam com tarefas #administrativas, aliviando significativamente a carga de trabalho e diminuindo erros em diagnósticos e tratamentos.
Recomendados pelo LinkedIn
Outro exemplo é o INVOX Medical, um #software de reconhecimento de voz que facilita o ditado e a transcrição de laudos médicos, reduzindo o tempo de elaboração de relatórios em até três vezes. Pedro Vivancos, Diretor de Estratégia de Inovação da INVOX Medical, explica que o software transcreve automaticamente o ditado na tela enquanto o médico fala. Com mais de 20 dicionários específicos para diferentes especialidades médicas, o INVOX Medical permite que médicos de diversas áreas possam ditar seus relatórios com precisão.
Esses exemplos mostram como a #tecnologia pode aliviar a carga diária dos profissionais de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida para os médicos e resultando em melhores cuidados para os pacientes. A aplicação de IA na gestão do burnout médico não só melhora a eficiência dos serviços de saúde, como também reduz erros e contribui para um ambiente de trabalho mais saudável para os médicos.
Você conhece outra solução que a IA tem trazido à área da saúde? Compartilha comigo.