A busca pelo nosso porquê.

A busca pelo nosso porquê.

Um dia você vai acordar, lavar o rosto, escovar os dentes, fazer o seu café da manhã e por um momento refletir: “por que eu levantei da cama hoje?”. A resposta dessa pergunta é o seu propósito. Ele tem um papel muito importante na sua vida, e ele é o combustível infinito da sua motivação.

Encontre sua fonte infinita.

Muitas coisas podem motivar você, seja um desafio, elogios, conquistas, dinheiro entre outras coisas. Entretanto, tudo isso é limitado, tem o seu ciclo em nossa vida.

Mas o propósito não. Mesmo que todos os outros parem de acontecer, o propósito continua, ele é seu, ele é único, e apenas você pode mudar ele.

“Os dois dias mais importantes da sua vida são: o dia em que você nasceu, e o dia em que você descobre o porquê” - Mark Twain

Claro, eu vou estar mentindo se prometer que você vai encontrar ou escolher para sempre o seu propósito apenas lendo esse texto. Não, você não vai. Se quiser, pode parar por aqui mesmo.

Porém, é importante entender que o propósito vai muito além do que apenas escolher a profissão ou tarefa diária.

Alimente os seus gatilhos.

Esses pontos são gatilhos, faíscas que acendem esse combustível em você. Portanto, não se apegue a cargo, tarefas, lugares. Vá além, entenda aquilo que faz você pular da cama. Saiba que você pode ser excelente em muitas coisas e todas elas tem apenas uma direção: o seu propósito.

Inclusive, lembra do texto sobre sair da zona de conforto? Nele você vai encontrar um TED incrível sobre a energia de ativação. Vai entender que a motivação precisa ser ativada, isso você consegue através do seu propósito.

Falando de gatilhos, eles têm o seu papel diário. Uma vez que você vai precisar sair da cama para provocar eles, entretanto, não se apegue a uma única coisa. Uma única fonte, sabe? Trabalho, processos e áreas podem mudar, se adaptar.

Faça aquilo que faça você sorrir e não gritar.

Portanto, quem disse que você não pode fabricar violinos e ser psicólogo? Ser editora de um jornal e também professora? Entende? Não importa o gatilho, mas sim o que você ativa dentro de você ao fazer essas tarefas.

Nesse TED, a Emilie Wapnick mostra o conceito de pessoas multipotenciais. Você tem o seu potencial, na verdade até mais que um, e está tudo bem. O ponto está no local que você vai colocar essa energia, o seu potencial.

Espero que tenha entendido até aqui o por que de querer buscar encontrar o seu porquê. Mas, como tudo na vida que envolve o meu “eu”, é preciso refletir. Essa reflexão parte de alguns pilares como:

  1. Se não tivesse que se preocupar com dinheiro, o que você faria com o seu tempo?
  2. Que tipo de trabalho você gostaria de fazer?
  3. Para que causa você trabalharia?

Após refletir bastante sobre essas perguntas, alguma coisa vai aparecer na sua cabeça. Portanto, caso tenha feito essas coisas, volte a fazer elas. Caso tenha algo que ainda nunca fez mas gostaria, então vai de cabeça, se permita sentir e experimentar isso.

“Trabalhar duro por algo que não acredita chama-se estresse. Trabalhar duro por algo que você acredita chama-se propósito.” - Simon Sinek

Agora, sabe a sua zona de conforto? Ela será uma grande inimiga nesse momento de descoberta. Por isso, busque o seu mentor. Encontre alguém que inspira você e compartilhe com ele a sua paixão, a sua vontade, mostre a sua entrega. Sozinho dificilmente conseguimos.

Além disso, o propósito se relaciona com algo muito importante: a sua marca. Todos nós somos uma marca, lembra do texto sobre marca pessoal? As pessoas querem saber o porquê de você fazer as coisas e não o que você pode oferecer. 

“As pessoas não compram o que você faz, elas compram o porquê você faz” - Simon Sinek

Portanto, quando você encontrar o seu propósito, você vai entender o motivo de estar levantando todos os dias com energia, vai estar levando ao mundo a sua mensagem.

Neste TED do Simon Sinek ele explica sobre o Círculo de Ouro (acredito que já tenha ouvido falar) mas saiba que isso serve para tudo, inclusive na nossa vida.

Por fim, todos nós já ouvimos a pergunta: “o que você quer ser quando crescer?”. Mas também provavelmente muitas pessoas já mudaram as suas respostas.

Porém, quando você se encontrar com o seu propósito, algo vai mudar e a partir daquele momento você vai dizer “é isso que quero fazer pro resto da minha vida”.

Se chegou até aqui, espero que tenha feito sentido. Caso tenha feito, comente. Se também acredita nisso, compartilhe e vamos levar essa ideia solta para mais pessoas.

Um grande abraço e até a próxima!

Amanda Gomes de Melo Pereira

Recursos Humanos I Administração I Gestão de Pessoas

2 a

Excelente abordagem sobre propósito Danilo Nogueira!!

Particularmente, tenho tirado muito proveito das ideias soltas. E a cada ponto positivo extraído e colocado em prática, tenho sentido mais prazer em fazer as coisas. Em compreender a mim mesma. Entender os sentimentos e pensamentos que merecem respeito, e os que merecem controle e disciplina. Obrigado por compartilhar.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos