Bushido: O Caminho do Guerreiro Samurai
Você sabia que os Guerreiros Samurais tinham um código de conduta e ética que levavam até o último momento de suas vidas, podendo até mesmo tirar sua própria por ele? Vamos hoje conhecer o Bushido e a história destes grandes guerreiros, que valorizavam a honra acima de tudo!
Sem mais delongas, vamos ao artigo de hoje. Uma ótima leitura!
O Bushido
O caminho do guerreiro — Bushido, traduzido para o português — é o código de conduta e ética seguido pelos guerreiros samurais do Japão Feudal (Séc. VIII — Séc. XIX). Suas primeiras escritas datam do Século IX e tiveram grande influência na Cultura Japonesa.
O código apresenta um conjunto de regras (apresentadas mais adiante no artigo) os quais os samurais seguiam estritamente a vida inteira até a sua morte, garantindo que a tivessem vivido com honra (algo até hoje muito valorizado na cultura japonesa).
Suas principais influências vieram de três grandes religiões e filosofias orientas, as quais até hoje existem, juntas, quase 1 BILHÃO de seguidores: o budismo, o xintoísmo e o confucionismo.
Budismo
Nascido há mais de 500 anos antes de Jesus Cristo, Siddhartha Gautama — O Buda — nasceu em berço de ouro e era o herdeiro do trono do reino onde hoje é o atual Nepal. Um dia, ao sair do Palácio, deparou-se com a pobreza, a doença, a velhice e ficou muito intrigado com aquilo.
Porém, ao ver um monge meditando, decidiu buscar o sentido da vida — visto que tudo mundano era passageiro e causava sofrimento — abandonando tudo para dedicar-se ao caminho da Iluminação. A partir de sua Iluminação, surgiu o Budismo, religião baseada nos ensinamentos de Buda.
Tem muito mais coisa a respeito do Budismo, porém fica aqui um breve relato para entender as origens do Bushido, que justamente herdou - desta religião - a coragem para encarar os sofrimentos mundanos e o desapego material.
Xintoísmo
Surgido antes mesmo do Budismo, O Xintoísmo explica a origem do mundo e da família imperial japonesa.
Valorizando muito os elementos da Terra (como no Xamanismo dos índios), o Bushido trouxe do Xintoísmo o respeito para com ela e com o espírito que habita em tudo e em todos, desde as pessoas aos lugares, as espadas e os demais utensílios dos samurais.
Confucionismo
Diferente do Budismo e Xintoísmo, o Confucionismo não é uma religião, mas sim uma Filosofia de Vida. Criada por Confúcio aproximadamente na mesma época do nascimento de Siddhartha Gautama, O Bushido herdou do Confucionismo os valores de lealdade, a relação com a sociedade e o culto pelos antepassados, sempre buscando a harmonia — Tao — entre a pessoa e a sociedade.
Os Samurais
Uma Breve história
Surgidos no Século VIII, “Aquele que serve” — tradução de Samurai para o português — inicialmente eram servidores do Império Japonês que cobravam impostos e administravam suas terras. Porém, a partir do Século X, ganharam funções militares.
Ser um Samurai não era tarefa fácil, pois exigia demasiado treinamento — já desde a infância, na maioria dos casos — e uma disciplina extrema. Além disso, eram excelentes em tudo o que faziam e tinham desenvoltura em tudo o que dedicavam tempo, seja na luta, seja na arte da escrita etc. Por conta disso, os Samurais eram muito respeitados em todo o Japão.
Haviam também mulheres Samurais, que normalmente eram esposas dos Guerreiros ou, raramente, participavam de batalhas. Também possuíam uma vida regrada, seguindo o Bushido.
Honra acima de tudo ou… morte!
Nada era pior para um Guerreiro Samurai que a desonra e, caso sua honra fosse manchada e não conseguisse limpa-la, este realizava o ritual suicida de Seppuku, onde o Guerreiro cortava seu abdome até que suas vísceras fossem expostas.
Era um processo extremamente lento e doloroso e realizado na frente dos demais Guerreiros ou outros espectadores, mostrando coragem, autocontrole e determinação. Finalizava-se com outro Guerreiro decapitando-o (ato muito honroso de fazer-se e reservado para alguém escolhido por ele) e, assim acabando com a agonia do mesmo.
O fim dos Samurais
Os Samurais perderam forças conforme a cultura ocidental chegava no Japão, que passou a adotar o estilo militar dos forasteiros. Foi então que, no Século XIX, a classe dos Guerreiros extinguiu-se.
Contudo, o legado que esta classe de Guerreiros deixou para o Japão persiste até hoje e define muito a cultura japonesa e seus valores.
As Sete Virtudes do Bushido
Como apresentado inicialmente no artigo, o Bushido é o código de conduta e ética seguido pelos guerreiros samurais do Japão Feudal e é constituído de Sete Virtudes:
- GI (Justiça);
- YUU (Coragem);
- JIN (Benevolência);
- REI (Educação);
- MAKOTO (Sinceridade);
- MEIYO (Honra);
- CHUUGI (Lealdade).
O
Bushido Hoje
Como comentado anteriormente neste artigo, apesar dos Samurais terem sido extinguidos, muito de seus ensinamentos perduraram no Japão, influenciando sua Cultura e Valores.
Isso explica como os japoneses superaram a catástrofe da II Guerra Mundial e transformaram-se numa grande potência mundial rapidamente, sua disciplina e honra perante a vida (meu colega descendente de japonês passou em 1º Lugar no ITA, vestibular mais difícil do Brasil e um dos mais difíceis do MUNDO. “Japa é Japa” heheh), a cultura organizacional de grandes corporações japonesas e até mesmo nos esportes.
Encerra-se, então, mais um artigo do Missão Positividade e despeço-me dizendo Arigatou, Shitsurei shimasu!
Uma excelente e próspera semana a todos nós, energias POSITIVAS!
Gostou? Curta, comente, compartilhe e sugira temas ;)
~ Nosso Instagram, Facebook e LinkedIn.
*Texto originalmente publicado no Missão Positividade.
Pablo Gauna
Formado em Marketing pela UniOpet, é Especialista em Produção de Conteúdo Web e Especialista em Marketing de Conteúdo pela Rock Content e atualmente escreve textos em seu blog Missão Positividade e é colunista voluntário no site O Segredo.