Business Discovery: Afinal, Na Crise Você Precisa de Retrovisor ou GPS online?

Business Discovery: Afinal, Na Crise Você Precisa de Retrovisor ou GPS online?

Nossas cidades estão em crise em algumas áreas. Uma das que mais afeta a população é a crise do deslocamento. Nunca foi tão difícil se deslocar nas grandes cidades brasileiras, fazendo com que as pessoas gastem as vezes mais tempo dentro de transportes do que realizando uma atividade produtiva.

Então eu pergunto: Quando você sai de casa para o trabalho de automóvel, você precisa mais do retrovisor ou do GPS online. Obviamente não estou menosprezando a utilidade desse espelho obrigatório, mas ele tem uma função fundamental: olhar para trás. Te dá uma segurança básica, mas não é o essencial para possibilitar a fuga dos enormes engarrafamentos que vem pela frente. Já o GPS permite analisar em tempo real a situação do trânsito, escolher vias alternativas, simular rotas e calcular o tempo de chegada.

Comparo a maioria dos relatórios corporativos retirados de ERPs e CRMs, e de muitas consultas feitas através de Bis tradicionais, como se fossem o retrovisor das corporações. Mostram e (algumas vezes) explicam o passado, o que já aconteceu. Mas e o aqui e agora, e as análises de descoberta, e as simulações do futuro?

O que as empresas precisam, sobretudo em momentos de crise, é de um GPS corporativo, onde as informações sobressaltem aos olhos de seus executivos no momento que precisarem, para a tomada de decisão mais rápida e coerente. São ferramentas de Business Discovery (ou data Discovery, se preferir), que além de mostrar aquilo que você já sabe sobre a sua organização, aponta aquilo que você ainda não tem conhecimento sobre o seu negócio.

Quais são os gargalos corporativos, onde está a torneira aberta, quais meus melhores clientes, qual o meu real posicionamento no mercado? Perguntas como essas devem ser respondidas de maneira rápida e precisa por ferramentas que se dizem de apoio a decisão.

Joao Nolasco

Gerente de Governança de Dados na Prefeitura Municipal de Salvador - SEMIT

8 a

Muito boa a analogia com GPS amigo Sócrates e apenas complementando a metáfora, enquanto o executivo pilota a TI garante os mapas com os roteiros atualizados para as tomadas de decisões mais ágeis pelo condutor! gde abraço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos