Cada desafio, uma nova gestação
Trocar de emprego grávida? Sair do Facebook? E no meio da pandemia, sendo provedora da casa e com uma filha de 5 anos para criar? Você está louca! Isto foi o que ouvi há exatamente um ano de diferentes fontes - colegas de trabalho, família e amigos.
Imagina sair do quentinho de uma das big techs mais desejadas do mundo para entrar em uma empresa nova e ter somente 6 meses para conhecer as pessoas, posicionar-me e montar a base de uma área totalmente do zero? Ainda mais uma área como Live Commerce, com poucas referências no mercado. Assim foi a minha entrada no Mercado Livre.
Mas decidi arriscar e aceitar o desafio de construir a primeira plataforma proprietária de live commerce da América Latina. Mais do que uma plataforma, estamos criando uma nova experiência de compra, mais próxima, humana, interativa e social.
Fui transparente sobre minha gravidez desde o momento da oferta e tive todo o suporte do RH, do Hugo Arouca (Head de Talent Acquisiton), da Sarah Moreno (headunter que me encontrou e abriu a porta dessa super oportunidade) e da minha gestora Louise McKerrow que disse: isso não é um problema, eu tenho 3 filhos e sei bem como é! Estamos contratando você a longo prazo, para que você possa se desenvolver e você terá todo o nosso apoio.
Frio na barriga. Esta é a melhor expressão para definir o que eu senti. Mas gosto de pensar na versão em inglês (“butterflies in my stomach”), em sua tradução literal - borboletas no estômago. É aquela vontade de voar, de conhecer coisas novas e de, ao mesmo tempo, sentir-se desconfortável por não saber o que esperar.
Mas é na mudança que encontramos propósito. Amo essa frase do Heráclito. Confesso que sou movida por desafios, mas ainda não me sentia preparada para mais mudanças. Tinha acabado de perder um bebê em uma gravidez ectópica e estava super confortável na minha posição no Facebook, com um suporte incrível do Adriano Marcandali.
Também me inspirei nas mulheres incríveis e empoderadas que tive a fortuna de ter cruzado na minha carreira como gestoras, como a Monica de Carvalho, Anya Kuligina, Wendy Wu, Wendy Cismoski e coaches como a Fátima Barreiras, Ana Nogueira e Ana Carolina Azevedo. E outras que me mostraram o poder de ser latina e trabalhar com propósito, como a Ana Vazquez. Verdadeiros exemplos de força, empatia e resiliência de diferentes nacionalidades e culturas.
Em casa, me perguntavam se eu precisava arrumar mais uma “sarna para me coçar neste momento”. Mas minha inquietude sempre fala mais alto. Fui buscar conselhos do meu ex-Diretor do Google lá na Austrália que sempre admirei, o Peter Di Pietrantonio, ele disse: não tome decisões por um momento, porque você está grávida ou não. Tome decisões pensando no longo prazo. Tome o cargo de Diretora que você tanto lutou para conquistar. Carolina Carioba, que me recrutou no Google, foi uma das minhas mentoras neste momento difícil. E disse: Vai em frente! Senão não é você!
No Mercado Livre, encontrei um espírito empreendedor super vivo que proporciona doses diárias de muita adrenalina. Foi a melhor decisão de carreira que poderia ter tomado. A cultura da empresa é incrível, o espaço para construção de lideranças femininas é fantástico e fui super acolhida por todos, além de ter um mentor maravilhoso, o Leandro Bassoi. E a mensagem que ficou para mim foi: seja protagonista da sua história e da sua carreira. Faça suas escolhas, não deixe que ninguém as faça por você.
Comecei essa diretoria sozinha (sem ter um time ou a previsão estruturada de ter um) e o primeiro recurso que ganhei foi uma analista. Mas como enfrentar esse desafio com tão poucos recursos? Tive a sorte de encontrar pela frente uma profissional incrível, a Laryssa Monteiro. Rapidamente, nos transformamos em uma super dupla e começamos a colocar em prática o turbilhão de ideias e experiências que compartilhamos.
Recomendados pelo LinkedIn
Neste processo inicial, tivemos o apoio incrível do Juan Pablo Vignart e do Agustín Peirano, que estava trabalhando em live commerce desde a área de estratégia. Eles nos municiaram de muita inteligência de negócio, benchmarks, conhecimentos do marketplace, insights e números para complementar nossa visão de marketing, comercial e criativa. Por sorte, logo depois tive a honra de poder incorporar o Juan Pablo em nosso time para dar continuidade a esse trabalho incrível, transformando todos os Power Points e planilhas em realidade.
No primeiro mês, tivemos que construir uma apresentação com a estratégia da área para o fundador e CEO da empresa, o Marcos Galperin. Construímos o deck em conjunto com os times de produto e tecnologia, com Esteban Tundidor, Ariel Sanguinetti e Franco Ponzano. E pensei - vocês apresentam, né? E eles: melhor você apresentar! Eu? Sim, confiamos em você. De novo aquele frio na barriga. Imagina o tamanho da exposição para todo o board da companhia em seu primeiro mês, ainda mais defendendo algo totalmente novo? Apesar do pouco tempo, me preparei intensamente para este momento e enfrentei a tão temida apresentação. E foi ótima!
Nestes 6 meses, por trás da tela das vídeo-conferências, poucas pessoas sabiam que eu estava grávida. Talvez se eu estivesse no escritório poderia ter gerado complacência ou um sentimento de que precisava ser “poupada” por conta da pandemia. Afinal, infelizmente para muitos, gravidez é quase uma doença. Ou um atestado de incapacidade ou de capacidade menor. Eu jamais aceitei este rótulo. Estava saudável e trabalhei até a véspera do nascimento do meu filho.
No último dia antes do parto, estava escalada para ser palestrante no Meli Experience, o maior evento de e-commerce do Mercado Livre. Meu desafio era contar para uma audiência de mais de 15 mil pessoas online o que estávamos construindo em nosso ecossistema. Avisei que poderia dar um “WO” por motivos de força maior - o nascimento prematuro do meu filho. Mas o Luca ficou comigo durante toda essa jornada e, desde a minha barriga, me acompanhou em mais um momento de superação. Fiz a apresentação, recebi muitos comentários positivos e mensagens carinhosas aqui no LinkedIn de pessoas empolgadas com a inovação que estamos construindo e com todas as possibilidades que essa nova plataforma abrirá.
Hoje, Dia Internacional da Mulher, após completar recentemente um ano de Mercado Livre, voltei à ativa. Deste um ano, metade dele foi em casa. Tive a sorte de encontrar a Tainá, que cuidou do nosso bebê durante este tempo. Em uma empresa dinâmica como essa, ficar 6 meses de licença não é voltar para o mesmo lugar em que você estava e seguir o que estava fazendo. É se reinventar, entrar em uma outra empresa e ver toda a revolução que foi feita em um curto espaço de tempo.. Ver que seu time evoluiu, testou milhões de coisas novas, acertou, errou e aprendeu. É fazer um novo onboarding - ou ownboarding como dizemos internamente - novamente 100% remoto, em que você é owner do seu desenvolvimento e da sua carreira.
Confesso que tive muito receio de perder meu espaço e várias inseguranças passaram pela minha cabeça, já que meus últimos meses foram dedicados integralmente a cuidar do meu bebê, a acompanhar cada conquista dele. Também tive que me reinventar como mãe, já que cada filho é de um jeito - ele é o meu segundo. Mesmo com toda a experiência que tenho com a minha pequena de 6 anos, sei que ainda vou errar muito. E na vida corporativa não é diferente. Cada desafio, uma nova "gestação".
Eu tenho todos os meus #filhosnocurrículo e foram eles que sempre me deram a maior força e energia para assumir riscos. Em momentos como este, geralmente buscamos zonas de conforto e segurança. Eu sempre tive um ímpeto diferente, queria poder ir além, pensando em crescer junto com os meus filhos.
Agora, volto com mais frio na barriga do que entrei. Obrigada Sean Summers e Andres Patetta pela espera e confiança. E Diego Guareschi pelo companheirismo e paciência de todos os dias.
O desafio ficou maior, a barra sobe a cada dia. Mas o trabalho remoto trouxe um novo alento - a possibilidade de me conectar aqui do meu sofá, acompanhando de perto a evolução do meu bebê, nem que seja de longe, durante o dia. Por outro lado, sei que passarei por momentos em que vou querer participar mais e não vou poder. É estar tão perto, ao mesmo tempo, tão longe.
E para fechar, trago meu mantra, mais uma frase do Heráclito: “Big results require big ambitions.” Mas eu prefiro a versão mais simples que escuto da minha mãe desde a minha infância: “Você é do tamanho dos seus sonhos. Coragem, minha filha!”
Empresário e Arquiteto
2 aVocê é incrível
Seven Shipping Services Owner | Marketing & Communication Specialist
2 aVocê é brilhante! Apenas brilhe!
Desenvolvendo e colaborando com metodologias para construção e revisão de estratégia de negócio, segmentação, proposta de valor, gestão da experiência, "Go to market" e "Customer Success".
2 aEssa é você!! ❤️
Bravooo
Muito inspirador seu depoimento. Parabéns e muito sucesso 👏👏