Caio, o barbeiro e a importante lição de como fidelizar um cliente.
Caio era um rapaz que aos 14 anos já ajudava seu pai no bar que sustentava a família. Apesar da sua pouca idade, sempre imaginava o que fazer para que o negócio, que parecia tão promissor, melhorasse ainda mais.
Um dia, com a sabedoria que a vida lhe deu, percebeu que os clientes tinham dificuldade em ler o cardápio e que vendas sugestivas vendiam muito mais que apenas a entrega de um cardápio escrito com letras pequenas para que o consumidor escolhesse o que queria comer naquele dia. Por conta disso, fez cartazes com letras grandes e distribuiu lousas com dizeres garrafais pela loja, com a possibilidade de trocar todos os dias os pratos sugeridos. Viu o faturamento se multiplicar.
Cinco anos se passaram até que ele descobriu sua verdadeira vocação – cortar cabelos masculinos; um dom que permeava sua família. Assim, foi ser um empregado como outro qualquer no salão estabelecido há mais de quarenta anos pelo seu avô em um bairro de classe média alta da cidade de São Paulo.
Realmente ele tinha um dom, aparava as “madeixas” dos homens do bairro, mas não se diferenciava dos demais, era mais um entre a multidão.
- O que fazer para se destacar?
- Como fidelizar minha clientela?
- Como fazer com que minha agenda de clientes esteja sempre lotada?
- Como minimizar a sazonalidade?
Um dia, um cliente que gostava de cortar os cabelos a cada 15 dias, pediu para que o agendasse com essa periodicidade, mas que também Caio o avisasse o dia e horário que devia ir ao salão.
CLIC, foi o estalo que ouviu em sua cabeça!
- Por que não fazer para todos os clientes?
- Mas será que os clientes sabiam sua rotina?
- Será que eles gostariam?
- Como avisar sem ser invasivo?
- O que preciso para isso?
Começou estudando a rotina de seus clientes cativos, ou seja, em uma agenda anotava a data em que cada cliente fora atendido, e não deixava de informar ao cliente quando havia sido seu último atendimento. Percebeu que a chave era simples, bastava avisar ao cliente que a data estava chegando...
Como fazer isso, pensava Caio...
- Comprou um Smartphone simples, mas que pudesse ter WhatsApp.
- Cadastrou seus clientes.
- Numa agenda acompanhou sua periodicidade.
- Disparava em seus momentos de descanso, mensagens simpáticas fazendo a pergunta: Posso agendar?
Resultado: agenda lotada, clientes cativos e salário de fazer inveja a qualquer um.
Posso dizer que Caio é um empreendedor de sucesso ou não?
Parabéns Caio!
"Sou Frederico Fialho, arquiteto e profissional de marketing do varejo. Gosto de histórias simples com sacadas de sucesso. Se quiser me contar a sua, mande um e-mail para frederico@varejoplano.com.br. Terei o máximo prazer em dividir com meus amigos aqui nessa página."
"Varejo Plano é nossa empresa com foco no varejo, da concepção, localização, contratação, arquitetura, obra e Visual Merchandising – Ficou curioso? www.varejoplano.com.br"