Calma, respira.....
Adaptar-se faz parte do nosso DNA!

Calma, respira..... Adaptar-se faz parte do nosso DNA!

Tudo voltará a ser como antes, dificilmente. 

Mas com certeza sairemos mais fortes, teremos experienciado situações novas, testado formas diferentes de fazer negócios, se comunicado quase que totalmente virtual, criado uma rotina completamente diferente da que tínhamos.... Enfim estamos criando novas experiência, mesmo que doa, estas vão nos fortalecendo, enriquecendo nossa bagagem.

Faz parte do DNA da humanidade se ADAPTAR, já passamos por vários ciclos e crises (Gripe Espanhola, Guerras Mundiais, 1929 Grande Depressão, 1980 Dívida da América Latina) e superamos todos. A cada vez nos reinventamos!

Segundo Charles Darwin (Teoria da Evolução), as espécies que sobrevivem e continuam se perpetuam são aquelas com maior capacidade de adaptação ao meio. E nós, com certeza, somos especialistas em se adaptar.

Mas como vou me adaptar a esta situação?

Ninguém pode sair de casa, o consumo está diminuindo, minha equipe não está tão motivada, será que muitas pessoas ficarão desempregadas, será que meus rendimentos vão cair, será que meus clientes voltarão a me comprar?

Então vamos nos adaptar! Mas como?

Precisamos mapear a situação:

- Analisar os números: como está o caixa, quanto se tem de reserva, recebíveis e contas futuras, qual o custo fixo, receita de cada produto,...

- Montar um planejamento pensando na situação otimista (02 meses - logo tudo voltará), na mediana (04 meses - levará certo tempo até se voltar a fazer negócios maiores) e na pessimista (06 a 08 meses para se estabelecer certo ritmo de negócios)

- Com estes dados e panoramas o que modifico, ajusto, adapto em meu negócio

Paralelo a isso precisamos “enxergar” o mercado:

- O que meus clientes estão necessitando neste momento

- O que clientes e possíveis clientes poderão necessitar logo após o Covid-19

- O que as outras empresas do segmento estão fazendo, como elas estão se posicionando

- Como consigo adaptar ou até mesmo inovar em meu negócio para atrair novos clientes, segmentos


Não estou dizendo que se adaptar é um esforço fácil, requer dedicação, energia, pró-atividade e, claro, uma boa dose de positividade. E para tornar essa jornada da adaptação mais fácil, sempre compartilhe, engaje, troque ideias, peça ajuda...afinal duas cabeças pensam melhor que uma ;)


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos