A camisa certa para cada ocasião.
Você recebe aquele convite de casamento, ou mesmo uma festa e esquece de ler aquelas letras miúdas que indicam o determinado traje para o evento. Muitas vezes você até lê, mas não sabe diferenciar um traje esporte fino de um social. Já passei por essa situação e digo que, se não fosse amigos, passaria maus bocados. Às vezes a informação não está lá, mas com um pouco de sensibilidade, você percebe qual é a roupa ideal que não deixará você destoantes dos outros convidados. Afinal, qual a camisa certa para cada ocasião?
TRAJE ESPORTIVO
O estilo é ideal para programas e eventos informais, como jantar com os amigos, batizados, aniversários ou afins. Não confunda com churrasco ou um sítio, onde o clima mais informal pede roupas básicas e muito mais confortáveis.
O que usar: em eventos mais formais, uma camisa de manga longa acompanha bem calças de chino, um jeans mais arrumado, ou calças de sarja de cores variadas.
Nos mais informais, camisa de manga curta ou mesmo uma polo são opções.
O ideal é usar uma camisa e uma calça que tenham cores que se contrastem. Por exemplo, uma calça jeans azul e uma camisa social preta, uma calça jeans escura e uma camisa social branca, etc.
O que evitar: bermudas, camisetas de time e chinelo.
ESPORTE FINO
O estilo é mais indicado para eventos mais sociais, como almoço de negócios, conferências, eventos culturais, teatros e concertos. Se for um jantar íntimo, vale a pena marcar presença com este estilo e impressionar a garota.
O que usar: o horário é bem importante e vai direcionar suas vestes. Se o evento for até às 18h, a combinação ideal é camisa, calça esportiva (calça chino e sarja) e blazer para acompanhar.
Cores berrantes não são apropriadas, mas camisas listradas podem complementar um bom traje esporte fino. Evite listras horizontais se você já é muito largo e verticais, se você já é muito alto. Escolha tons básicos mas saia um pouco do formal preto/branco.
O que evitar: jeans.
TRAJE SOCIAL
Eventos sociais como casamentos, coquetéis, formaturas, comemorações, óperas e outros grandes eventos (profissionais e pessoais), pedem este traje.
O que usar: o estilo pede formalidade total, ou seja, terno completo com paletó, calça, camisa social mais sóbria e gravata. Você pode variar na combinação de cores. Em eventos diurnos, cores mais claras (sem branco); já à noite, aposte nas mais escuras.
O que evitar: marrom não é indicado e nem fugir do traje completo.
BLACK-TIE
Esta visual é convocado para ocasiões especiais, tais quais casamentos noturnos, festas de debutantes, premiações, jantares de gala e afins.
O que usar: o estilo resume-se ao uso de smoking (camisa branca rigor plissada, gravata borboleta preta, faixa preta e sapatos pretos). O colete pode substituir a faixa e é recomendado para os mais gordinhos ou no inverno.
Muitos até brincam com as cores dos botões da camisa para deixar a composição ainda mais estilosa, abandonando a camisa a rigor e a faixa.
O que evitar: ternos muito chamativos.
MBA Psicologia Organizacional - CPA-20
6 aTotal falta de compromisso. Não indico. Estou a 6 meses esperando uma camisa e a reforma de duas outras e a 6 meses vem com desculpas.