A campanha de 2016 já começou?

A campanha de 2016 já começou?

As manifestações realizadas em 2015 com mobilização através das mídias sociais teve resultado surpreendente com o número de participantes. É uma mostra da importância do mundo digital no contexto político do Brasil e para as estratégias que serão montadas para as próximas eleições.

O pontapé inicial da campanha eleitoral 2016 nas redes sociais começou no exato momento que se divulgava o resultado das eleições 2014. Como?

A partir dos resultados foi possível mensurar quem era quem nas redes, whatsapp e afins e se definiu um início de uma grande campanha. E é por isso que a eleição 2016 será um marco com a participação e auxilio do mundo digital através dos smartphones e redes sociais. A população cada vez mais vai a fundo sobre um tema, e tem a necessidade de discutir, expor suas ideias, seguir seus candidatos e buscar informações sobre eles.  

O que quero dizer é, a importância de urgência de cada candidato em montar um time especializado não fica restrito somente aos posts no Facebook e “Economia do Like”. Essa economia se baseia no novo “índice de sucesso” e “moeda” em circulação, chamada like. O usuário da rede social não paga nada por ela, mas especialistas e gestores de Redes Sociais defendem seus trabalhos através dos likes.

Um exemplo claro dessa mudança é só verificar quantos deputados hoje estão nas rede sociais e já contam com times de monitoramento e Data-base Marketing. Alguns já entenderam bem o quanto isso aproxima do eleitor e também não se deixa esquecido. É muito mais eficaz uma estratégia de relacionamento a longo prazo do que correr em cima da hora.

A campanha eleitoral formal, só será liberada a partir de julho de 2016, mas a criação e fortalecimento da presença digital dos candidatos, já está a pleno vapor.

Vejam mais:

 

Até o próximo ;)

Rodrigo Gadelha Especialista #MarketingPoliticoDigital, #MarketingEleitoral #MarketingPolitico #palestrante#EstrategistaDigital e Consultor em #MarketingDigital.

Sandro Junqueira

Business Intelligence & AdOps Director, BR

9 a

Pensando como profissional que lida com dados o tempo inteiro, o uso do mundo digital vai muito além de simplesmente criar posts patrocinados ou alavancar seguidores. Cabe a um analista ver o que os dados estão dizendo, interpreta-los e gerar insights para ações mais significativas. Infelizmente, até que os políticos (sem generalizar) entendam que a verba pra este fim é um investimento, e não um gasto, não vejo muito progresso. Espero estar errado! :)

Muito bom o artigo. Pena que apesar de muitos políticos e campanhas já estarem a todo vapor, ainda tem uns que não entenderam a importância da presença constante nos ambientes das redes e mobile, inclusive descendo um pouco nas esferas de poder e indo em direção a vereadores, sejam eles de capitais ou de cidades médias, muitos ainda engatinham na presença digital e mobile. Há também políticos que "terceirizam" a presença digital para a militância de partidos, sindicatos e ONGs, e acabam não tendo uma equipe própria, o que além de tornar a execução menos profissional, também os torna refém da boa vontade dos outros.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos