Cansado, eu?
Excesso de informação, de trabalho, de atividades de lazer. O mundo das opções infinitas ao invés de nos ajudar a tomar decisões, tem nos deixado cada vez mais sobrecarregados. Neste cenário, o estresse aumenta e, com isso, a necessidade de saber descansar.
Antes disso, porém, é importante saber que estar cansado não é vergonha. Você não vai deixar de "aproveitar o dia" por se sentir cansado. Pelo contrário, quando estamos energizados, podemos aproveitar muito mais aquilo que fazemos.
Assim sendo é importante deixar o preconceito de lado e saber identificar seu cansaço. Você sabia que estar cansado mentalmente é diferente de estar cansado física ou emocionalmente? Sim, há diferenças e elas também serão importantes para identificar como energizar-se novamente.
Se sua mente está cansada provavelmente você não consegue pensar direito, tem dificuldade para concentrar-se e talvez sinta uma "nuvem" em sua cabeça. Este é momento de relaxar com os amigos, contar piadas, rir e se descontrair. Ver um bom filme ou fazer atividades repetitivas, além de meditar pode ajudar você.
No caso de seu corpo estar cansado, você poderá estar sentindo sono, dores ou um mal estar entendido como "falta de energia". Quando isso acontecer você pode energizar-se dormindo, fazendo uma atividade leve ou indo à um parque. Massagens e alimentação são alternativas importantes também.
Por fim, se você sente-se embotado ou com as emoções à flor da pele, muito irritado ou muito triste, pode ser que seu cansaço seja emocional. Neste caso, busque um lugar e companhias seguras. Tente não tomar decisões, principalmente se forem importantes e busque "ser gentil com você". Proteger-se neste momento, em geral, é uma boa saída.
Com isso, vale sempre lembrar que "descansar" é a atividade de recuperar energia. Por este motivo precisamos saber onde estamos precisando dela. É errado achar que todo cansaço é igual e que basta dormir, ficar sem fazer nada e ver filme o dia todo para ficar bem. Em muitos casos isso será contraprodutivo e a pessoa se sente "cansada de não fazer nada".
Por fim, vale lembrar que o cansaço pode ter como origem um sentimento em relação às nossas escolhas. Com isso em mente, temos "estar cansado da vida". Em algumas situações o cansaço é a emoção que nos leva a mudar os rumos de nossa vida, em prol de uma que nos satisfaça mais e traga mais brilho ao nosso mundo.